Tensões urbanas conduzem primeira edição do Festival de Fotografia de São Paulo

Um mosaico de pequenos retângulos acinzentados, os telhados de centenas de casas precárias, forma um bloco sinuoso na parte superior da imagem. Esse corpo de concreto, insípido e ameaçador, parece prestes a avançar sobre a fatia inferior da foto, um trecho denso de mata atlântica na serra da Cantareira. O nome da localidade, na zona norte de São Paulo, talvez seja um prenúncio: favela do Futuro.

Esse embate entre as construções irregulares e a natureza na imagem, feita em 2014 por Danilo Verpa, fotógrafo da 💥️Folha, e centenas de outras expressões de tensão na vida paulistana estão presentes no Festival de Fotografia de São Paulo (FFSP), que começa neste sábado (27), com programação gratuita.

A primeira edição do evento não tem um mote específico, mas as contradições urbanas, especialmente no caso da capital paulista, se impuseram como tema recorrente, diz o curador João Kulcsár, idealizador do festival.

São pelo menos 35 exposições espalhadas pela cidade. O núcleo principal é a Unibes Cultural, que recebe quatro mostras, além de feira de fotografia, lançamentos de fotolivros, palestras e oficinas —essas atividades acontecem apenas neste final de semana, dias 27 e 28, diferentemente das exposições, em cartaz por um mês.

O que você está lendo é [Tensões urbanas conduzem primeira edição do Festival de Fotografia de São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...