Se São Francisco voltasse, a pele negra seria um belo lugar para provocar a sociedade, diz César Mello, que vive santo em peça

O ator Paulo Gorgulho estabeleceu uma condição quando aceitou o convite para interpretar o papa Francisco nos palcos: que o texto tivesse um viés filosófico, e não religioso. A proposta era a mesma do escritor e ex-secretário de Educação de São Paulo Gabriel Chalita, autor da peça, e do diretor Fernando Philbert.

Assim, depois de dez anos, Gorgulho voltará ao teatro no espetáculo "Entre Franciscos — O Santo e O Papa", que vai estrear em São Paulo no próximo dia 10 de maio após uma temporada no Rio de Janeiro.

A produção mostra o que seria um diálogo imaginário entre São Francisco de Assis, frade que viveu entre os séculos 12 e 13 na Itália, e o papa argentino.

Para o papel do santo, Chalita sugeriu o ator César Mello, que topou o desafio. "São Francisco era um italiano, homem branco. Mas, provocador como era, se ele quisesse incorporar fisicamente aqui, neste momento, a pele negra hoje seria um belo lugar para ele provocar a sociedade", diz Mello.

Gorgulho compartilha de opinião semelhante. "A mensagem do São Francisco é tão poderosa, que ela tem que sair desse nicho da elite de homem branco europeu. Ela serve para todos: para o branco, para o negro, para o católico, para o africano, para o iorubá", diz.

O ator também não quis focar seu trabalho na caracterização visual do papa. "Não é uma composição física do papa, mas o que ele representa", afirma.

Na história, os dois religiosos se encontram em uma lavanderia do Vaticano, projeto criado pelo papa voltado a pessoas em situação de rua. São Francisco entra no local como um deles e começa a conversar com Francisco, sem revelar em um primeiro momento quem ele é.

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