Investindo no futuro

O programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, pode romper o círculo vicioso que perpetua a desigualdade social no Brasil. Além de combater a pobreza, por meio de bolsas pagas aos alunos mais pobres, desestimula a evasão escolar e promove a igualdade de oportunidades, oferecendo uma poupança para os jovens que concluírem o ensino médio. De quebra, o programa eleva a produtividade da economia, gerando mais crescimento econômico.

Infelizmente, a pobreza no Brasil está concentrada entre os mais jovens. Segundo dados do IBGE, cerca de 40% das crianças e adolescentes brasileiros pertencem a famílias pobres. Isso mesmo: 4 em cada 10 crianças vivem na pobreza. Sem apoio do Estado, só metade delas completa o ensino médio. Ou seja, 1 em cada 2 jovens pobres abandona a escola sem completar sua formação básica.

Sem educação formal, esses jovens têm poucas chances de progredir economicamente. Segundo estudo de Diogo Britto e outros pesquisadores, é de apenas 2,5% a probabilidade de uma criança nascida numa família pobre migrar para o grupo dos 20% mais ricos do país. Mesmo as chances de migrar para a metade mais rica da população são baixas: inferiores a 30%. Sem igualdade de oportunidades na infância e na adolescência, a mobilidade social se torna um mito.

Isso gera uma perda econômica enorme, não só para os jovens, mas para o país como um todo. Estudos indicam que alunos que abandonam a escola são menos produtivos, ganham menos, são mais propensos à violência e têm expectativa de vida menor. Segundo os economistas Ricardo Paes de Barros e Laura Machado, a evasão escolar gera uma perda de 3% do PIB para o país. Ou seja, perdemos R$ 300 bilhões ao ano só por conta da evasão.

O Pé-de-Meia procura romper esse círculo vicioso intergeracional, que perpetua a pobreza, limita a mobilidade social e gera enormes perdas econômicas para o país. Ao conceder uma bolsa mensal de R$ 200 aos alunos pobres do ensino médio, o programa alivia a pobreza justamente na faixa etária onde ela mais se concentra: entre crianças e adolescentes.

O que você está lendo é [Investindo no futuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...