O desafio das enchentes no Espírito Santo

Nesta semana completamos um mês desde que o Espírito Santo enfrentou uma das mais severas inundações de sua história recente. As chuvas intensas que castigaram a região sul do estado e não apenas testaram a resiliência de nossas cidades, mas também deixaram marcas profundas na memória de nossa população. Mimoso do Sul, em particular, tornou-se símbolo da luta contra as adversidades naturais, com o registro de 700 milímetros de chuva, um volume que superou todas as previsões e capacidades de monitoramento existentes.

Em meus três mandatos como governador, liderei os trabalhos de enfrentamento e recuperação diante de três enchentes históricas no estado. No Espírito Santo, enfrentamos as adversidades atuais com um olhar voltado para os desafios futuros. Essa tem sido nossa abordagem desde o começo. Nos dedicamos a combater eventos climáticos extremos, que estão se tornando cada vez mais comuns e severos devido às mudanças climáticas.

A resposta imediata à tragédia em Mimoso do Sul e outras cidades impactadas foi viabilizada pela expansão e regionalização do Corpo de Bombeiros. A descentralização das unidades possibilitou uma atuação mais rápida e eficiente, salvando vidas e reduzindo os impactos das inundações. Este é um exemplo palpável do compromisso do governo estadual com a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de combate às mudanças climáticas: obras urbanas e rurais, como barragens, contenções e sistemas de macrodrenagem; apoio aos órgãos ambientais, programas de educação para a população e um fundo específico para repasses diretos aos municípios, destinado exclusivamente ao financiamento de ações preventivas e de mitigação.

Por meio da Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento), planejamos investir mais de R$ 10 bilhões nos próximos anos em projetos que promovam a universalização do saneamento e a segurança hídrica.

O que você está lendo é [O desafio das enchentes no Espírito Santo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...