Como a dona do TikTok reforçou seu controle sobre o aplicativo

O proprietário do TikTok com sede em Pequim, ByteDance, reforçou seu controle sobre suas operações nos EUA nos últimos dois anos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, mesmo quando o ímpeto para banir o aplicativo de vídeos curtos cresceu em Washington.

O governo dos EUA aprovou legislação esta semana com o objetivo de forçar o TikTok a se desvincular de sua controladora ou enfrentar uma proibição em todo o país, mas separar o aplicativo de vídeos virais de sua empresa controladora de US$ 268 bilhões é um desafio.

Mais de 20 funcionários atuais e antigos disseram ao Financial Times que o TikTok se tornou ainda mais entrelaçado com a ByteDance à medida que as tensões sobre a propriedade do aplicativo aumentaram.

Essas pessoas disseram que funcionários da ByteDance, incluindo gerentes seniores, foram transferidos para o TikTok; trabalhadores baseados nos EUA que falavam mandarim eram favorecidos por sua capacidade de trabalhar com colegas chineses; e os esforços de reestruturação visaram trabalhadores baseados nos EUA que não atendiam aos rigorosos padrões de desempenho.

"Há uma espécie de verniz ou fachada de que essas duas empresas são separadas", disse Joël Carter, ex-gerente de políticas de anúncios dos EUA que saiu em agosto de 2023. "Na realidade, elas são uma só."

Dez funcionários atuais e antigos disseram que o número de funcionários chineses aumentou dentro do TikTok nos últimos dois anos, com a ByteDance transferindo trabalhadores da China para outros escritórios globais, incluindo nos EUA.

Isso incluiu líderes seniores. No ano passado, a ByteDance transferiu Qing Lan do Douyin, sua versão chinesa do aplicativo, para liderar o braço de publicidade de pequenas e médias empresas do TikTok nos EUA, uma nomeação primeiro noticiada pelo Wall Street Journal.

Os informantes falaram principalmente sob condição de anonimato por medo de retaliação da empresa, que pode reter bônus e prêmios de ações se os funcionários violarem as regras de não difamação, de acordo com documentos vistos pelo FT.

Essas alegações surgem depois que executivos do TikTok em determinado momento afirmaram sob juramento que era uma empresa "distribuída", sem sede global oficial. Seu site sugere que a sede do TikTok está em Los Angeles e Singapura, sem escritórios na China, e que as decisões não são tomadas em Pequim.

O que você está lendo é [Como a dona do TikTok reforçou seu controle sobre o aplicativo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...