Harvey Pekar conta história dos judeus em HQ e mostra desencanto com Israel

Um dos quadrinistas mais celebrados do mundo, Harvey Pekar enxergava nas HQs a possibilidade de explicar para o leitor todos os assuntos, inclusive os mais espinhosos. Foi isso o que fez ao criar "Não É a Israel que Meus Pais Prometeram" ao lado do desenhista JT Waldman, sobre a história do povo judeu e o desencanto do artista com o estado de Israel.

Publicada lá fora em 2012, dois anos após a morte de Pekar, a obra chega agora ao Brasil pela editora Veneta entre a guerra que Tel Aviv trava contra o Hamas desde outubro do ano passado, conflito que aumentou a atualidade do livro.

"A guerra faz com que muitas pessoas se perguntem como chegamos até aqui. De certa forma, o livro pode ajudar a contextualizar algumas partes da violência atual", diz Waldman, que é judeu assim como Pekar.

Apesar disso, ele considera que outras partes da HQ ficaram datadas. "Ela não aborda o nível atual de antissemitismo no mundo que ocorreu como resultado da guerra", diz.

Sua visão é amparada em pesquisas. Dados coletados em um canal de denúncias administrado pela Conib, a Confederação Israelita do Brasil, e a Fisesp, a Federação Israelita do Estado de São Paulo, mostram que denúncias de antissemitismo no Brasil aumentaram dez vezes em outubro passado em relação ao mesmo mês de 2022, indo de 44 para 467 registros, numa tendência vista ainda na França e Alemanha.

O que você está lendo é [Harvey Pekar conta história dos judeus em HQ e mostra desencanto com Israel].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...