Aliados de Nunes veem gesto calculado de Lula para tentar nacionalizar eleição de São Paulo

Aliados do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), avaliam que o pedido de voto em Guilherme Boulos (PSOL) foi um gesto calculado de Lula (PT) para tentar cada vez mais transformar a disputa de outubro na capital paulista em um embate entre o petista e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Embora publicamente a pré-campanha do prefeito tenha condenado a fala de Lula no ato do feriado de 1º de Maio como antecipação ilegal de campanha, nos bastidores o discurso é o de que pesquisas internas das duas pré-campanhas mostrariam que a nacionalização da eleição municipal é a única chance de Boulos vencer o pleito.

Petistas e integrantes do governo federal, entretanto, negam uma ação premeditada de Lula. Dizem que o pedido de voto em Boulos entra na conta dos constantes improvisos que o presidente faz. Não havia nem mesmo confirmação de que os dois teriam uma conversa antes do ato, o que aconteceu pouco antes de Lula subir ao palanque.

Apesar de não haver expectativa de demonstração de apoio no 1º de Maio, aliados do presidente reconhecem que havia uma pressão interna no PT e no PSOL para que Lula fizesse gestos públicos ao pré-candidato do PSOL.

Eles têm reivindicado maior presença de Lula e seus ministros em agendas da pré-campanha, mas não contavam que o apoio fosse explicitado no Dia do Trabalhador.

Em um esvaziado ato de 1º de Maio na zona leste de São Paulo, Lula fez um pedido explícito de voto para Boulos, confrontando o que estabelece a legislação eleitoral, segundo a qual esse tipo de atitude só é permitida no período oficial de campanha, que começa em 16 de agosto.

"Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018, 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo", discursou Lula na ocasião.

A fala do presidente da República gerou reação imediata de bolsonaristas e de aliados de Nunes, que acionaram a Justiça.

O que você está lendo é [Aliados de Nunes veem gesto calculado de Lula para tentar nacionalizar eleição de São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...