Campanha vai doar rádios de pilha para moradores de áreas isoladas atingidas pelas enchentes no RS

Quando as chuvas atingiram Santa Cruz do Sul (RS), o professor de jornalismo Willian Araujo se viu obrigado a usar o rádio de pilhas para buscar mais informações sobre o que estava acontecendo. Com problemas de conexão com a internet e falhar na energia elétrica, o aparelho virou a melhor maneira de receber informações seguras.

Ele havia comprado o rádio no ano passado, quando foi assistir, no estádio da cidade, o jogo do time do qual é torcedor, o Internacional, contra o time local, o Avenida.

"Soube que a babá dos meus filhos não conseguiria chegar aqui [em casa] por causa das informações sobre as enchentes", exemplifica.

A proposta de criar uma campanha para arrecadar rádios de pilha para os atingidos pelas enchentes que estão em áreas isoladas e na zona rural ganhou impulso graças à experiência da professora de direito Grace Kellen de Freitas Pellegrini. Ela conta que o rádio é fundamental na comunicação com os moradores de áreas rurais mesmo em tempos normais. "Existem muitos trabalhadores rurais que fazem suas tarefas ouvindo rádio", diz.

Ela é coordenadora do curso de direito e do escritório de prática da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da qual Araujo também é professor, e diz que já usa boletins de rádio para se comunicar com as populações de áreas mais afastadas de Verâncio Aires e Sobradinho, onde ficam os campi da instituição em que atua.

Os informativos servem normalmente para oferecer informações sobre direitos dos trabalhadores e oferecem os serviços dos estagiários da Unisc. "As pessoas comentam nas ruas dessas cidades que nos ouviram ou que alguém falou que nos ouviu", conta.

O que você está lendo é [Campanha vai doar rádios de pilha para moradores de áreas isoladas atingidas pelas enchentes no RS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...