Removedor de tártaro da internet é bom? Especialistas alertam para riscos VivaBem

Removedor de tártaro 'da internet' é bom? Especialistas alertam para riscos Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o VivaBem

08/08/2023 04h00

O princípio de funcionamento desses dispositivos é o mesmo dos encontrados nos consultórios, mas há diferenças cruciais. "Os de consultório são mais potentes e têm a ponta refrigerada com água, evitando acidentes como a queimadura dos tecidos moles da boca. Eles também têm vários modelos de pontas, que são trocadas de acordo com cada tipo de anatomia dental, e são esterilizados após o uso", explica Marco Curti, gerente clínico operacional da Dex Dental.

Ele também reforça que, geralmente, os modelos encontrados na internet não têm a opção de várias pontas e, ainda, não podem ser esterilizados.

Por serem menos potentes do que os equipamentos profissionais, esses aparelhos já seriam, por si só, ineficientes. Há, porém, o risco de eles trazerem mais problemas do que alguma solução.

Um dos motivos para isso é que o procedimento de limpeza é mais complicado do que realmente parece.

O cálculo dental comumente se encontra em regiões de difícil acesso e visualização. Se a pessoa tentar utilizar esse equipamento na boca toda com a empunhadura e técnica incorretas, há uma chance razoável de se machucar, causando cortes na gengiva e na mucosa ou podendo até mesmo causar retrações gengivais. 💥️Henrique Fukushima, especialista em implantodontia e periodontia da Clínica Omint Odonto e Estética

Além disso, há o risco de acabar empurrando a contaminação para dentro da gengiva, o que pode desencadear um quadro inflamatório.

Por fim, a falta de conhecimento técnico sobre como usar esse tipo de aparelho pode acabar danificando até mesmo dentes sadios, com risco de desgastar o esmalte do dente e até agravar cáries, o que pode levar à necessidade de um tratamento de canal.

Problema que pode ser evitado

O tártaro pode ser considerado uma consequência do acúmulo de placa bacteriana (também conhecida por biofilme) nos dentes. Essa placa, quando não é removida corretamente, acaba endurecendo. A principal causa é a má higiene dental, mas há outros fatores que contribuem para a sua formação.

Respirar mais pela boca também pode causar, pois isso faz com que a cavidade oral fique com menos saliva. Desalinhamento dentário é outro causador, já que promove mais retenção da placa bacteriana. E também tem tabagismo, deficiências nutricionais, mastigação deficiente, alterações hormonais que afetam diretamente a produção e qualidade da saliva, oxigenação celular e a capacidade de o organismo combater os micro-organismos causadores da inflamação na gengiva, explica a cirurgiã-dentista Maria Fernanda Braga.

Uma vez que haja acúmulo de tártaro, a única forma de ele ser removido é com intervenção profissional. A boa notícia, porém, é que o problema pode ser prevenido ou, pelo menos, atenuado.

Em geral, a placa bacteriana se acumula pela falta de higiene bucal, o que pode levar ao surgimento do tártaro. Com uma boa escovação três vezes ao dia e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia, conseguimos remover a placa bacteriana, não deixando ela evoluir para o tártaro. 💥️Douglas Cavalcante, gerente da Clínica Ortho Brasil

Ao contrário do que muita gente acredita, o acúmulo do tártaro vai além de uma mera questão estética. Ele é um problema comum, mas que pode evoluir para quadros muito mais sérios.

"Há o risco de periodontite, que pode levar à perda dentária, gengivite e retração gengival. Pelo fato de o tártaro ser um grande acumulador de bactérias, ele também pode facilitar o surgimento de problemas pulmonares e até cardíacos", complementa Cavalcante.

O que você está lendo é [Removedor de tártaro da internet é bom? Especialistas alertam para riscos VivaBem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...