Hortas em unidades de saúde auxiliam tratamentos psicológicos

A intenção era montar um espaço que pudesse ser utilizado como terapia ocupacional. Como deu certo, fazemos isso até hoje", contou a Ecoa a psicóloga Sidnea Fernandes, idealizadora da primeira horta ocupacional de Diadema, em São Paulo.

A cidade está construindo hortas terapêuticas em postos de saúde, dez espaços já foram implantados em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e tem obtido avanços nos tratamentos dos assistidos.

Relacionadas

O plantio como ação ocupacional ou terapêutica é realizado por funcionários das unidades e por pacientes que fazem tratamento por razões emocionais e psíquicas.

A visão da psicóloga previu deixar os pacientes bem à vontade para se dedicar à terapia no tempo que estiverem disponíveis. Dessa forma, eles têm livre acesso ao espaço e o fazem com prazer, afirma a terapeuta.

"Hoje estão mais ativos. Aumentaram sua rede social. Eles fizeram amigos e passaram a participar de outras atividades que trazem benefícios a sua saúde física e emocional, como o grupo de caminhada, por exemplo. É gratificante ver que alguns replicam o que aprenderam em casa ou em outros espaços", explica Sidnea.

Dez espaços já foram implantados em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Caps (Centros de Atenção Psicossocial) - Dino Santos/PM - Dino Santos/PM A agente de saúde Gildete de Oliveira em uma das hortas - Adriana Horvath/PMD - Adriana Horvath/PMD A agente de saúde Gildete de Oliveira em uma das hortas

A agente de saúde Gildete de Oliveira é uma das responsáveis pelo plantio de hortaliças e ervas aromáticas. Dia sim, dia não, ela tem o cuidado de regar a plantação. Ela explica que a lida com terra a ensinou muito sobre compostagem com resíduos orgânicos.

"É gratificante mexer com a terra. Quando estou cuidando dos canteiros sinto que minha mente descansa e isso me faz um bem enorme. Comer o que plantamos é motivo de satisfação e é saudável", disse.

O que você está lendo é [Hortas em unidades de saúde auxiliam tratamentos psicológicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...