Papo Preto #113: O novo capítulo da história dos povos indígenas do Brasil

No dia 7 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data marca a morte do líder guarani Sepé Tiaraju, em 1756, na batalha contra as medidas do Tratado de Madri, que dividia o território do Brasil entre portugueses e espanhóis. Para falar sobre a importância da data, Stela Diogo conversa com Yaponã Guajajara, da terra Araribóia, no Maranhão, que é filho da ministra Sonia Guajajara e colaborador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Yaponã comemora a criação do primeiro Ministério dos Povos Indígenas da história do Brasil e ressalta a importância dele. "Nós fazemos parte de menos de 1% da população mundial, mas com esse 1% a gente consegue preservar mais de 83% da biodiversidade viva do planeta, segundo as Nações Unidas", 💥️diz ele a partir de 05:56 do arquivo acima. "Com isso, estamos conseguindo garantir essa vida da natureza da mãe terra pensando nas próprias gerações indígenas e em toda a população mundial."

Sobre a crise sanitária e humanitária que atinge a população yanomami, Yaponã Guajajara diz que o ministério chefiado por sua mãe está em diálogo com os outros ministérios e também com o próprio presidente da República para reverter essa situação. "Não são apenas os yanomamis que estão passando por isso, infelizmente. Mas o presidente Lula está comprometido a reverter essa situação" 💥️(a partir de 18:54 do arquivo acima).

Papo Preto no canal do ysoke no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

O que você está lendo é [Papo Preto #113: O novo capítulo da história dos povos indígenas do Brasil ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...