É verdade que, se as abelhas desaparecerem, a nossa vida também acaba?

Relacionadas

Não são todas as plantas que dependem totalmente de agentes polinizadores para se reproduzir, mas estima-se que em torno de 70% das plantas cultivadas para consumo humano. Por isso o impacto poderia ser catastrófico.

💥️Maria Teresa Rego Lopes, pesquisadora da Embrapa

Alguns frutos que dependem quase totalmente da polinização animal são a maçã, o maracujá e o cacau. "Se as abelhas forem extintas, podemos ter a redução e até mesmo o sumiço dessas frutas. Ou vai ser caro demais ou não vai ser mais possível obtê-las", diz Maria Teresa. Ou seja, sim, sem as abelhas o cacau pode desaparecer e, com ele, o chocolate!

💥️Quem também depende das abelhas para sobreviver são as matas nativas, mesmo que indiretamente. Maria Teresa afirma que, conforme estudos, a dependência dessas plantas pode ser superior a 90% em alguns ecossistemas.

Quando se trata de plantas cultivadas, o déficit na produção pode ser enorme, dependendo do grau de dependência da cultura. Por exemplo, 💥cerca de 30% das principais culturas mundiais poderia sofrer redução de 40% a 90% na produção se faltarem polinizadores.

Isso sem contar que, muitas vezes, a planta depende desses insetos para se reproduzir. A alfafa, por exemplo, é fornecida como alimento a animais que depois serão consumidos por seres humanos. "Se as abelhas sumirem, haverá um grande desequilíbrio em toda a cadeia alimentar e no ciclo de vida da natureza", diz a pesquisadora

Abelhas - Fototeca Cristiano Menezes - Fototeca Cristiano Menezes abelhas - Fototeca Cristiano Menezes - Fototeca Cristiano Menezes acesse o site da associação.

💥️*

Ainda por aqui? Assista a 💥️OESTE, a nova série em vídeo de Ecoa.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [É verdade que, se as abelhas desaparecerem, a nossa vida também acaba?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...