Por que as igrejas deste arquipélago se parecem com barcos de ponta-cabeça?

Luciana Quierati

Do YSOKE, em Chiloé (Chile)

20/04/2023 04h00

O mais antigo desses 16 templos é o de Santa Maria de Loreto, de 1730.

De estilo barroco, tem teto e paredes em tons de azul obtidos a partir do tingimento da madeira com flores e anil.

Fica na praça das Armas, a duas quadras do mar, na cidade de Achao, capital da comuna de Quinchao, na ilha de mesmo nome e segunda maior do arquipélago.

No museu da igreja de Chelín, prego de madeira, ou empalme, usado nas construções - Luciana Quierati/ysoke - Luciana Quierati/UOL Painel no museu da igreja de Chelín explica as formas de encaixe utilizadas na construção. - Luciana Quierati/ysoke - Luciana Quierati/UOL

Painel no museu da igreja de Chelín explica as formas de encaixe utilizadas na construção

Chega-se a Chiloé em um voo de 1 hora e 50 minutos a partir de Santiago. O desembarque é no aeroporto de Mocopulli, a meia hora de carro de Castro. Da capital até Dalcahue também são 30 minutos, e de Dalcahue até a ilha de Achao basta pegar um ferry boat, em um percurso de só cinco minutos.

Já para conhecer a igreja de Chelín e templos de outras ilhas mais afastadas é mais fácil contratar pacotes de excursões. Hotéis como o Tierra Chiloé oferecem passeios para conhecer as igrejas e os arredores das ilhas.

*A jornalista viajou a convite do Tierra Chiloé.

O que você está lendo é [Por que as igrejas deste arquipélago se parecem com barcos de ponta-cabeça?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...