Rota de ônibus mais longa do mundo sai do Brasil e é pura adrenalina

Pietra Carvalho

De Nossa, em São Paulo

19/05/2023 04h00

E Josué Ribeiro, de 40 anos, é um dos que assume o comando da cabine do ônibus. Sua experiência não poderia ser melhor para uma viagem cheia de surpresas.

Ex-técnico de enfermagem, ele abandonou a área da saúde há 16 anos, depois de fazer a vida "pilotando" ambulâncias. Agora, alterna 15 dias na estrada com 15 dias em casa, em Rio Branco.

transacreana - José Caminha/Secom - José Caminha/Secom Ônibus - Pietra Carvalho/ysoke - Pietra Carvalho/UOL Ormeño, que decretou falência em 2022.

Uma dessas clientes antigas, Vanessa esperava para começar sua última viagem para a terra natal.

Acompanhada dos dois filhos, de 9 e 4 anos, a mulher decidiu voltar de vez ao Peru após sete anos em São Paulo trabalhando como costureira e criando as crianças sozinha.

Vim com o pai deles, mas depois nos separamos e cada um tomou seu rumo. Meu ex-marido foi embora e fiquei sozinha. Demoramos para nos acostumar, por causa do idioma e tudo mais, mas pouco a pouco fomos nos adaptando. Depois, minha filha nasceu aqui e, apesar de ter dias e dias, eu gostei muito do Brasil

💥️De mudança...

E não seria melhor ir de avião? Segundo ela, a empreitada rodoviária vale mais a pena do que a viagem de avião. E um motivo impera entre os viajantes.

Todos os passageiros peruanos ouvidos por 💥️Nossa destacam a possibilidade de embarcar com até 50 kg de bagagem no ônibus, um direito claramente aproveitado pelos viajantes, "estacionados" na fila de embarque e rodeados por malas e outros pacotes.

💥️... a lembrancinhas

Sozinho na fila de embarque, Rolan Arquimedes Bardales também aguardava para voltar ao país em que nasceu, mas para uma temporada de apenas dois meses.

Há 18 anos em São Paulo, ele se diz "acostumado" à vida na capital paulista e montou uma bagagem lotada de lembrancinhas brasileiras para os parentes que deixou para trás, incluindo sete irmãos.

O reencontro de Bardales, que trabalha como operador de telemarketing em espanhol, acontece 12 anos após a última ida dele ao Peru — também de ônibus.

Paradinha - Ricardo Preussler/Arquivo pessoal - Ricardo Preussler/Arquivo pessoal Ricardo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal

Guichês na Rodoviária do Tietê ofertam passagens internacionais de ônibus

A empresa chamou até um especialista na rota, antes feita pela Ormeño, para cuidar dos negócios.

Hoje, as viagens da Transacreana saem quinzenalmente às quintas-feiras às 13 horas do Rio, com parada em São Paulo à noite, e previsão de chegada na terça-feira em Lima. O retorno de Lima ao Rio também ocorre às quintas-feiras.

A Transacreana pretende expandir, no futuro, a viagem para saídas toda semana. A passagem de ida, em preço promocional, custa R$ 1 mil.

💥️E é a rota mais longa do mundo?

Saber exatamente qual a rota de ônibus mais longa do mundo não é tarefa fácil, uma vez que frequentemente novas rotas surgem e são extintas em cada país.

Um trajeto nada linear de Rio a Bogotá, com 14 mil quilômetros de extensão por vários estados e países e com inúmeras paradas, chegou a ser operado pela companhia peruana Ormeño, mas foi extinto com a falência da empresa, no ano passado.

Ela era considerada a mais longa viagem de ônibus, apesar de não ter figurado no livro dos recordes.

Já a rota Rio-Lima está no Guinness World Records desde 2016 (quando era operada pela Ormeño) como a mais longa rota de ônibus do mundo, com 6.200 quilômetros de extensão.

Com a falência da Ormeño, o mesmo trecho passou a ser operado agora pela Transacreana — que vai pleitear em julho o título no Guinness.

O que você está lendo é [Rota de ônibus mais longa do mundo sai do Brasil e é pura adrenalina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...