Maior templo budista do mundo tem como vizinha a curiosa igreja da galinha

A "Igreja da Galinha" na Indonésia - Instagram/Reprodução

só para assinantes

Felipe van Deursen

A Igreja da Galinha ou Gereja Ayam - mdz fahmi/Getty Images - mdz fahmi/Getty Images

A confusão aviária é só uma anedota, mas as obras tiveram problemas sérios. Em 1996, com a construção em andamento, houve algumas tentativas de proibição do templo. As raízes cristãs de Alamsjah seriam um problema naquela região majoritariamente muçulmana. Por mais que ele insistisse que o templo seria ecumênico, sobraram reclamações à iniciativa.

Em 2000, os críticos conseguiram o que queriam. Não por motivos religiosos, mas econômicos. Alamsjah interrompeu as obras por falta de verbas.

O tempo passou, Alamsjah mudou de emprego, mas não abandonou a ideia. Agora à frente de uma clínica de reabilitação nas redondezas, ele pedia aos funcionários que coletassem doações aos poucos visitantes que apareciam.

Os números eram irrisórios. Mal chegavam a cem pessoas por mês. Passaram-se quase duas décadas e a pomba não alçava voo.

Em 2015, o jogo virou quando um famoso filme adolescente indonésio teve cenas rodadas ali e alguns sites em língua inglesa divulgaram o estranho templo no Ocidente. Segundo Alamsjah, a igreja passou a receber 2 mil visitantes por semana, que deixavam na caixa de doações algo em torno de US$ 1 cada.

Isso foi o suficiente para as obras recomeçarem. Gereja Ayam ganhou acesso pavimentado, azulejos, vitrais e até uma cafeteria, e agora recebe as visitas com mais estrutura. O poleiro da galinha, finalmente, está mais limpinho.


💥️Índice de posts da coluna Terra à Vista (explore o mapa):

O que você está lendo é [Maior templo budista do mundo tem como vizinha a curiosa igreja da galinha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...