McDonalds mais antigo do mundo é de 1953 e segue aberto nos EUA

De Nossa

18/07/2023 04h00

Por causa desta característica, ele foi capaz de reter boa parte da decoração e do charme da época, já que não teve que aderir às padronizações subsequentes da rede.

Assim, sua equipe ainda usa o uniforme vintage, com chapéus. As diferenças também podem ser vistas no cardápio: hambúrgueres, cheesebúrgueres, batatas fritas e milkshakes seguem suas receitas originais, como quando o McDonald's foi fundado.

@foodentitlement This is the third McDonald's restaurant and opened on August 18, 1953. The apple pies here are unique because they're still deep-fried, the way McDonald's used to make them. #mcdonalds #downey #applepie ? Rock Around The Clock - Bill Haley & The Comets

Já as tortas de maçã são fritas, em vez de assadas — esta é uma das poucas lojas nos EUA que mantêm o preparo anterior. O McDonald's aposentou as tortas fritas em 1992, quando começou a optar por adotar um menu menos gorduroso.

Além da unidade de Downey, apenas algumas outras no estado do Havaí ainda oferecem a sobremesa frita.

💥️McDonald's histórico quase não sobreviveu

Ainda de acordo com o Mail, a unidade de 70 anos no Lakewood Boulevard, a cerca de 19,3 km de Los Angeles, quase deixou de existir. Após um terremoto em 1994, a empresa — que já havia retomado o controle do restaurante antes independente — planejou demoli-lo e construir uma nova loja retrô no lugar, já que os custos de modernizá-lo seriam altos.

Mas após pressão de preservacionistas, a prefeitura se recusou a dar autorização para a demolição e a loja entrou para o Registro Nacional de Locais Históricos. Assim, a rede decidiu apenas restaurar o McDonald's pioneiro, que reabriu em 1996.

View this post on Instagram

A post shared by Rolando Pujol (@rolandopujol)

Quem decide fazer a visita ao local, é recebido pelo mascote original do McDonald's: Speedee, um chef em cartum que tem um hambúrguer no lugar da cabeça. Ele está suspenso a cerca de 18,3 metros de altura.

A função do Speedee era avisar aos clientes que os hambúrgueres ficariam prontos rapidamente, um conceito então inédito, já que as lanchonetes ainda não haviam adotado a ideia de fast-food, inaugurada pelo McDonald's.

Speedee foi substituído em 1967 pelo palhaço Ronald McDonald em toda a rede, mas em Downey ele ainda pode ser visto na decoração "Googie", um movimento arquitetônico popular nos EUA entre os anos 40 e 60, inspirado pelo crescimento da indústria automobilística e espacial.

A loja ainda possui outros elementos iconográficos típicos da época, como os dois arcos dourados nas laterais da janela de atendimento, uma relíquia instalada apenas nos primeiros três restaurantes da rede. À noite, eles brilham graças à iluminação em neon.

O grande diferencial, contudo, é o museu anexo, bem ao lado do restaurante, que conta a história não só desta loja como da rede McDonald's. A unidade de Downey era de propriedade de Roger Williams e Burdette Landon, que compraram os direitos do nome direto dos irmãos Richard e Maurice McDonald e transformaram o antigo drive-in self-service em lanchonete.

Na época, o único salão onde se podia sentar para comer ficava onde está hoje o museu, cheio de antigos copos, brindes, uma versão miniatura dos McDonald's da época, manequins que exibem uniformes antigos e até menus dos anos 50 que mostram o preço do hambúrguer original: apenas 15 centavos de dólar.

Já a primeira loja do McDonald's não existe mais: ela foi criada por Maurice e Richard em San Bernardino, na Califórnia, em 1940, quando vendiam seus lanches por 10 centavos. Oito anos depois, eles criaram o sistema Speedee, com refeições rápidas e iniciaram a era do fast-food.

O que você está lendo é [McDonalds mais antigo do mundo é de 1953 e segue aberto nos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...