Túnel em estrada a Stonehenge é aprovado mesmo após críticas da Unesco

De Nossa

03/08/2023 10h15

Na ocasião, as recomendações de inspetores de planejamento — que sinalizaram que as construções causariam danos permanentes e irreversíveis ao monumento — haviam sido ignoradas por Shapps, o que serviu como base para ações movidas por ambientalistas e arqueólogos, como os membros da organização Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS) e da Stonehenge Alliance contra as obras.

No ano seguinte, em 2023, uma ordem judicial impediu o andamento do projeto. Paralisado até então, ele agora ganhou o aval do novo secretário, Mark Harper que justificou a aprovação em um documento de 64 páginas em que se disse "satisfeito que haja uma necessidade clara" pelo novo túnel" e que o "dano espacial, visual e à paisagem é menos do que substancial e deve ser contrabalanceado em relação aos benefícios públicos".

A estrada que atualmente leva visitantes a Stonehenge sofre com o intenso tráfego

Após o sinal verde dado por Harper, o historiador Tom Holland, presidente da Stonehenge Alliance, classificou a decisão como "grotesca". "Em uma época em que o país enfrenta tantas contas, tantos déficits financeiros, a profanação de um local de Patrimônio Histórico é o mais alto nível de loucura — um ato de vandalismo que envergonha a Grã-Bretanha". As obras estão previstas para começar em 2024.

O que você está lendo é [Túnel em estrada a Stonehenge é aprovado mesmo após críticas da Unesco].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...