Succession: Entenda o economês da série

💥️Esse texto contém spoilers de "Succession" até o penúltimo episódio da quarta temporada

Neste domingo (28), a série "Succession", da HBO, chega ao fim após quatro temporadas. O drama premiado acompanha as guerras internas da família Roy, dona do conglomerado de mídia Waystar Royco, pelo comando do negócio.

O roteiro se vale com frequência de um economês árido para quem não frequenta a Faria Lima. Referências a fatos e bilionários reais também são comuns na história.

Entenda alguns dos principais termos e inspirações de "Succession".

A Waystar Royco é um conglomerado de mídia com sede em Nova York que atua nos ramos de notícias e entretenimento. Seu carro-chefe é o canal de notícias ATN, mas a empresa também possui estúdios de filmes, um website jornalístico e uma plataforma de streaming.

A Waystar é inspirada no grupo midiático News Corp, controladora do canal Fox News, comandado pelo magnata Rupert Murdoch —que, por sua vez, serve de base para o patriarca da série, Logan Roy.

Além de negócios de mídia, a empresa também gere grandes parques temáticos e linhas de cruzeiros.

A estrutura de governança da empresa mais relevante para a série se divide em:

  • 💥️Acionistas com direito a voto: Como na Petrobras, por exemplo, uma pessoa pode comprar dois tipos de ações: ordinárias, que dão direito a voto, ou preferenciais, que não dão, mas cujos donos têm prioridade na hora de receber dividendos
  • 💥️Conselho de administração ("board"): Executivos que podem tomar decisões em certos temas e supervisionam as atividades da empresa. É formado por pessoas de diferentes áreas. No início da série, o board da Waystar é composto por 11 membros, entre eles Kendall, Roman e o próprio Logan, que preside o conselho
  • Holding: É uma empresa por meio da qual seus acionistas participam de outras. No caso de "Succession", é dessa forma que a família Roy possui controle da Waystar. No final da terceira temporada, é acreditando que teriam maioria de votos nessa holding que os filhos de Logan tentam impedir o pai de vender a Waystar para a GoJo. No entanto, Caroline, mãe de Kendall, Roman e Shiv, faz um acordo com Logan e abre mão de suas ações, traindo seus filhos

O que você está lendo é [Succession: Entenda o economês da série].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...