Congresso dos EUA aprova pacote bilionário de ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan

O Senado dos EUA aprovou na noite desta terça-feira (23) o texto final do aguardado pacote de ajuda de US$ 95,3 bilhões (R$ 491 bilhões) para Ucrânia, Israel e Taiwan, encerrando a incerteza sobre o auxílio adicional de Washington aguardado a meses por Kiev. Para entrar em vigor, falta apenas a assinatura do presidente Joe Biden.

A votação refletiu o amplo apoio bipartidário à medida, que passou pela Câmara dos Deputados no sábado (20) após resistências principalmente de republicanos apoiadores do ex-presidente Donald Trump. A votação de 79 a favor a 18 contra representou uma vitória para Biden, que instou os legisladores a agirem rapidamente para que ele pudesse assinar o mais rápido possível o texto.

A aprovação encerra ainda a conturbada jornada da medida, que levantou dúvidas sobre a expectativa de os Estados Unidos continuarem a desempenhar papel de liderança na manutenção da ordem internacional e na projeção de seus valores.

"Nossos aliados ao redor do mundo estiveram observando o Congresso nos últimos seis meses e se perguntando a mesma coisa: quando mais importa, os EUA reunirão forças para se unir, superar a força centrífuga do partidarismo e enfrentar a magnitude do momento?", disse o senador Chuck Schumer, democrata de Nova York e líder da maioria da Casa, nesta terça. "Esta noite, sob o olhar atento da história, o Senado responde a esta pergunta com um 'sim' estrondoso e ressonante."

Em uma declaração minutos após a votação, Biden disse que assinaria o projeto e sugeriu que faria um pronunciamento nesta quarta-feira (24).

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

"O Congresso aprovou minha legislação para fortalecer nossa segurança nacional e enviar uma mensagem ao mundo sobre o poder da liderança americana: estamos firmemente a favor da democracia e da liberdade, e contra a tirania e a opressão", disse ele.

Em reposta, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse que a aprovação do pacote de ajuda reforça o papel da América como um "farol da democracia". "Sou grato ao Senado dos EUA pela aprovação de ajuda vital à Ucrânia", disse Zelenski em comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.

A Câmara aprovou o pacote no sábado em quatro partes: uma medida para cada um dos três aliados dos EUA e outra destinada a agradar republicanos conservadores, o que inclui um dispositivo que poderia resultar em uma proibição nacional do TikTok. A Casa enviou a legislação para o Senado como um único pacote que exigia apenas uma votação para ser aprovado.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, estruturou a legislação dessa forma para capturar o apoio de diferentes grupos sem permitir que a oposição mais à direita dentro de seu próprio partido conseguisse se opor ao todo. A maioria dos republicanos da Câmara se opôs à ajuda a Kiev.

O que você está lendo é [Congresso dos EUA aprova pacote bilionário de ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...