Por que a bolsa americana sobe e o Ibovespa não?

Provavelmente você já ouviu de diversos especialistas que o Ibovespa estaria barato e a bolsa americana cara. Então, por que continuamos vendo a bolsa americana se valorizar em 2023 e o Ibovespa com baixo desempenho?

Enquanto o S&P500 se valoriza no ano 9,5%, o Ibovespa depois de subir 6,2% em maio, ganha apenas 1,1% em 2023.

A primeira vista, parece estranho que a bolsa americana com um múltiplo de Preço/ Lucro (P/L) igual a 19, que é superior à sua média de longo prazo de 18,5, se valorize mais. O gráfico abaixo mostra a evolução deste múltiplo para o S&P500 desde a década de 1990.

O caso brasileiro é justamente o contrário. O Ibovespa possui um múltiplo P/L igual a 7, que é inferior à sua média de longo prazo.

Mesmo parecendo mais barata, o principal índice de ações brasileiro perde feio do americano no ano.

Entretanto, a variação pior do Ibovespa não está tão descolada do mercado americano quanto o indicador agregado indica. O problema é a composição.

Primeiro vamos entender a composição dos dois índices e dos efeitos desta sobre os múltiplos. Em seguida, vamos comparar de forma mais adequada.

Quando olhamos um índice, muitas vezes, esquecemos que ele é uma composição de diversas empresas e setores diferentes. Cada índice possui concentrações setoriais distintas.

Por exemplo, cerca de 60% do Ibovespa é formado por empresas dos setores de ✅commodities e financeiro. No S&P500, esse número é de apenas 20%.

Esta concentração no setor de ✅commodities e financeiro do Ibovespa veio crescendo ao longo dos últimos anos.

É reconhecido o fato de que empresas de ✅commodities, no final do ciclo, negociam com múltiplos muito baixos. Adicionalmente, a baixa perspectiva de crescimento do setor financeiro resulta em baixos múltiplos. Isto explica o baixo múltiplo P/L do Ibovespa.

Estes dois fatores apenas alavancam o efeito das altas taxas de juros e baixa perspectiva de crescimento do Brasil sobre os múltiplos.

Lembre-se, quanto maior a taxa de juros e quanto menor o crescimento, menor é o múltiplo P/L justo associado.

Um efeito contrário ocorreu com o S&P500. O peso de empresas de tecnologia hoje é maior que no passado. Estas empresas têm múltiplos maiores, pois têm maior perspectiva de crescimento.

Não estou dizendo que um mercado esteja caro e o outro barato. Mas, apenas alertando para o cuidado em comparar o múltiplo atual com o passado. Isto pode não ser muito adequado quando há mudanças estruturais como as que ocorreram.

Agora vamos entender como os setores de maior peso no Ibovespa, ou seja, ✅commodities e financeiro, se comportam nos EUA.

Enquanto o índice de empresas financeiras do S&P500 cai neste ano -6,47%, o índice de empresas de ✅commodities do S&P500 se desvaloriza -0,87% em 2023.

Avaliando isoladamente o que está ocorrendo com as ações do setor financeiro e de ✅commodities do S&P500, é possível perceber que o desempenho do Ibovespa de fato está não está tão descolado de seu par americano.

O Ibovespa não possui participação relevante de empresas do setor de tecnologia. E é este setor que puxa a alta do índice americano, se valorizando 34,97% em 2023.

Vejamos como se comporta o segundo setor de maior peso no S&P500, que é o setor de saúde. Este setor também tem desempenho médio negativo em -5,08% no ano.

Portanto, cuidado ao avaliar que o desempenho do mercado brasileiro está descolado do americano. De fato, o desempenho do Ibovespa é bem explicado pelo baixo resultado de empresas similares no mercado americano.

Michael💥️ Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da 💥️Casa do Investidor💥️.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no 💥️Instagram.

💥️LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

O que você está lendo é [Por que a bolsa americana sobe e o Ibovespa não?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...