Deputada bolsonarista propõe projeto sem INSS e mínimo por hora a trabalhador de app

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) protocolou na segunda-feira (4) projeto para regulamentar o trabalho por aplicativo que vai na contramão da proposta apresentada pelo governo para motoristas de apps e mantém a relação entre trabalhadores e empresas praticamente nos moldes da existente hoje.

O texto trata de motoristas e entregadores de apps, além do serviço de transporte coletivo. A proposta prevê, por exemplo, que o trabalhador será remunerado "exclusivamente pelo valor aceito pelo prestador em relação a cada incursão" e veda a definição prévia de remuneração mínima diária, semanal ou mensal, sob pena de desenquadramento com a lei, "exceto se convencionado entre as partes para fins de cumprimento de metas, recebimento de adicionais ou outras espécies de beneficiamento ao prestador."

Também estabelece que a relação jurídica entre prestador do serviço e plataforma poderá se dar mediante contrato, desde que não haja jornada fixa ou obrigatória ao trabalhador, nem valor mínimo de remuneração por período determinado.

O texto indica ainda que risco da atividade é de responsabilidade exclusiva do trabalhador quanto aos danos materiais eventuais, e prevê a inexigibilidade de verbas fixas, rescisórias, indenizatórias ou trabalhistas.

A proposta muda o CBT (Código de Trânsito Brasileiro) e cria exceção à regra de inscrição de atividade remunerada na carteira de motorista.

Na justificativa, a deputada afirma que o objetivo é dar segurança jurídica às empresas e aos trabalhadores. "É sabido que nos últimos anos muitas têm sido as ofensivas contra a liberdade de empreender, em especial quanto a tais tipos de serviços, inovadores por natureza, que causam verdadeiras revoluções no dia a dia tanto dos usuários como dos prestadores de serviços."

Na segunda, o governo enviou proposta para motoristas de apps que prevê contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), auxílio-maternidade e pagamento mínimo por hora de trabalho no valor de R$ 32,09.

O que você está lendo é [Deputada bolsonarista propõe projeto sem INSS e mínimo por hora a trabalhador de app].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...