Comando do PSDB anula eleição de Marco Vinholi em São Paulo

A executiva nacional do PSDB anulou a eleição que havia definido o ex-deputado Marco Vinholi como presidente do partido no estado de São Paulo. A decisão foi tomada na noite desta sexta (8), em encontro que reuniu 30 membros da cúpula tucana.

O presidente nacional do partido, Marconi Perillo, submeteu o caso envolvendo o diretório paulista aos membros da executiva, que definiram invalidar a decisão estadual e indicar uma executiva temporária para São Paulo até que a situação seja resolvida.

O partido ainda não fez um anúncio da decisão. Procurado pela 💥️Folha, Marco Vinholi disse que aguardaria um posicionamento oficial do PSDB nacional.

O PSDB de São Paulo havia elegido, na quarta-feira (6), o ex-deputado para comandar a executiva estadual. A realização da reunião, contudo, foi contestada por uma ala da sigla.

Em nota, a executiva estadual havia informado que, naquela data, foi "realizada a reunião que elegeu a executiva estadual do partido com 97 votantes de um diretório com 105 membros, mais de 92%".

Ainda segundo o texto, "o resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em São Paulo, onde a democracia partidária é um dos pilares fundamentais estabelecidos desde Mario Covas na construção do partido que se tornou um dos mais importantes partidos da história do estado".

Ligado aos ex-governadores João Doria (ex-PSDB, que anunciou sua desfiliação no fim de 2022) e Rodrigo Garcia (PSDB), Vinholi já havia presidido o PSDB paulista entre 2023 e 2023. Hoje ele é um dos diretores do Sebrae-SP.

A escolha de Vinholi na reunião virtual enfrentou oposição do grupo que inclui o ex-senador José Aníbal e Paulo Serra, que é prefeito de Santo André, ligado ao governador gaúcho Eduardo Leite e integra a ala que rivalizou com Doria. Paulo Serra também preside a federação PSDB-Cidadania em São Paulo.

Ao anular a eleição paulista, Perillo acolheu duas representações —uma delas formulada por Aníbal.

Há reclamação de que membros do diretório não ficaram sabendo da reunião e de que a escolha por Vinholi não pacifica o partido.

O que você está lendo é [Comando do PSDB anula eleição de Marco Vinholi em São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...