Maiores produtores de cana lideram na geração de energia por bagaço de cana

O setor sucroalcooleiro impulsionou a geração de energia elétrica a partir da cana e São Paulo ampliou ainda mais sua liderança na produção de bioeletricidade para a rede nacional.

A biomassa representa cerca de 5% da energia gerada anualmente e é a terceira matriz elétrica do país, perdendo para hidrelétricas e usinas eólicas.

Dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) indicam que, em 2023, São Paulo foi responsável pela produção e oferta de 12.444 GWh (gigawatts hora), um crescimento de 13,6% ante 2022.

A bioeletricidade é feita a partir de diversos tipos de biomassa, como bagaço e palha da cana, lenha, lixívia, bagaço e palha de cana, resíduos de madeira, capim elefante, casca de arroz, biogás, entre outros.

De acordo com o boletim, mais de 90% de toda a bioeletricidade gerada no país em 2023 ficou concentrada em seis estados: São Paulo (44,2%), Minas Gerais (12,8%), Mato Grosso do Sul (11,9%), Paraná (10,7%), Goiás (9,1%) e Mato Grosso (2,3%).

Para Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da Unica, esses estados são os maiores produtores de cana, o que explica a liderança na geração de energia.

O que você está lendo é [Maiores produtores de cana lideram na geração de energia por bagaço de cana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...