Dívidas consomem mais renda de mulheres, que se veem tentando estender orçamento mensal

Quando o salário da arquiteta Aline Pinheiro, 41, cai na conta, ela se vê em um ciclo difícil de sair: tem que usar quase toda sua renda para pagar dívidas. "É viver só para pagar a conta", diz. Ela faz parte de uma gama de mulheres que estão endividadas, acumulando responsabilidades e com um salário menor.

Um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostrou que as dívidas estão consumindo mais o orçamento das mulheres: 30,5% da renda mensal delas estavam destinados a quitar empréstimos em janeiro de 2024.

O número é o maior desde maio de 2023, início da série. Enquanto isso, a parcela da renda dos homens para pagar dívidas é de 30,3%.

Os dados fazem parte de um recorte da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC, feita com aproximadamente 18 mil consumidores das capitais do Brasil e Distrito Federal.

As dívidas das mulheres em relação aos homens tendem a ser diferentes. Segundo a economista e doutoranda pelo Insper Giovanna Úbida, enquanto as mulheres acumulam mais dívidas relacionadas a cartões de crédito e carnês de lojas —o que permite a extensão do orçamento mensal—, os homens mostram mais propensão ao endividamento por financiamento de carro, de casa e crédito pessoal.

Foi no cartão de crédito que Pinheiro encontrou problemas. Sua renda estava comprometida com empréstimo consignado e, na tentativa de cobrir um santo para descobrir outro, ela se enrolava com as parcelas.

As coisas começaram a desandar em 2016, após sofrer um acidente de carro quando ainda o estava financiando e tinha acabado de comprar uma casa. "Eu tive prejuízos imensos", diz ela, que também é servidora pública.

O endividamento foi um dos fatores que levou a arquiteta a transtornos como ansiedade e depressão —hoje ela está de licença médica. A área financeira, como apontou o relatório "Esgotadas", da ONG Think Olga, é a que mais gera impacto na sáude mental das brasileiras, que se sentem sobrecarregadas. O estudo mostra que são as mulheres negras as mais insatisfeitas com essa situação.

O que você está lendo é [Dívidas consomem mais renda de mulheres, que se veem tentando estender orçamento mensal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...