O brasileiro desistiu do amor próprio? Buscas pelo termo caem 45% em um ano

Um levantamento feito pelo Google Trends, ferramenta do Google que mostra os termos mais populares buscados no site, mostra que a procura por "amor próprio" no Brasil chegou ao menor patamar desde janeiro de 2016.

Na comparação de fevereiro deste ano com fevereiro de 2023, as buscas caíram quase pela metade (-45%).

O auge do interesse dos brasileiros pelo amor próprio ocorreu em junho de 2023, mês em que se comemorou o Dia dos Namorados no primeiro ano da pandemia da Covid.

Para a psiquiatra Jéssica Martani, a queda nas buscas pode indicar que as pessoas estejam mais familiarizadas com tema. "Uma das explicações possíveis é que os brasileiros tenham encontrado maneiras mais práticas de cuidar do seu amor próprio, além das buscas online", observa.

"A reintrodução ao mundo físico após o fim da pandemia, época em que ficamos muito no virtual, fez com que grande parte das pessoas voltasse aos seus afazeres normais. Com isso, tenham começado a incorporar práticas de autocuidado em suas rotinas diárias, como meditação, exercícios físicos, terapia, ou simplesmente dedicando mais tempo para si mesmas", diz a médica.

Como durante a emergência de saúde todos ficaram mais isolados e sozinhos, o aumento pelas buscas nesse período pode representar uma necessidade das pessoas olharem mais para si mesmas, conclui Martani. "Na época da pandemia ocorreu o auge da sensação de solidão e de desamparo, bem como os sintomas de tristeza. As buscas no Google para preencher vazios existenciais foi uma das ferramentas que as pessoas tinham para lidar com os seus problemas e buscar alguma resposta de imediato."

O amor próprio é uma conquista. Vem junto com o autoconhecimento, quando entendemos nossos defeitos e nossas qualidades. Quando aprendemos com nossos erros, superamos desafios e sabemos nos perdoar

Jéssica Martani

psiquiatra

A psiquiatra reforça ainda que o amor próprio é uma conquista pessoal que alcançamos aos poucos. "O amor próprio é uma conquista. Vem junto com o autoconhecimento, quando entendemos nossos defeitos e nossas qualidades. Quando aprendemos com nossos erros, superamos desafios e sabemos nos perdoar", ressalta.

O que você está lendo é [O brasileiro desistiu do amor próprio? Buscas pelo termo caem 45% em um ano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...