Ligação de Freixo para chefe da Polícia Civil é usada para insinuar falsamente relação com crime

Um post no X vem sendo erroneamente interpretado como uma suposta confissão de envolvimento do presidente da Embratur e ex-deputado Marcelo Freixo (PT) no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, em 2018. O autor da publicação usa a captura de tela de um título de texto do site Terra Brasil Notícias que afirma "Bomba: Freixo ligou para um dos envolvidos no assassinato da ex-vereadora Marielle Franco na noite do crime".

De fato, Freixo, logo que soube do crime, telefonou para o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, como ele contou na rede X no domingo (24), quando foram anunciados os mandantes do assassinato. Como verificado pelo Comprova, ele publicou: "Foi para Rivaldo Barbosa que liguei quando soube do assassinato da Marielle e do Anderson e me dirigia ao local do crime. Ele era chefe da Polícia Civil e recebeu as famílias no dia seguinte junto comigo. Agora Rivaldo está preso por ter atuado para proteger os mandantes do crime, impedindo que as investigações avançassem. Isso diz muito sobre o Rio de Janeiro". Freixo também falou sobre isso em entrevistas que deu desde domingo.

Apesar de afirmar que Freixo ligou para Rivaldo Barbosa para denunciar o crime, o texto do Terra Brasil Notícias, que não é linkado no post viral, cita que o atual presidente da Embratur tinha "certo grau de proximidade" e "ligações" com Rivaldo. O conteúdo sugere ainda que Marielle e seus companheiros políticos tinham alguma relação com os mandantes do crime e critica as acusações feitas contra "personagens da direita política".

Com a legenda "Agora o caldo vai entornar de vez", o post que viralizou sugerindo ligação entre Freixo e Rivaldo teve comentários como: "Sempre desconfiei desse cara, amiguinho dela, né? Sei."; "Eu sempre desconfiei dele, para mim está muito envolvido"; "Falei que isso era coisa desse imbecil"; e "Aos poucos a verdade vai aparecendo".

Contatado por email, o Terra Brasil Notícias afirmou que o veículo apenas "retratou a informação divulgada por várias fontes" e que o título da matéria é "perfeitamente claro, e mostra o nível de perplexidade que a sociedade e até o ex-deputado tiveram ao saber que a pessoa para quem ele ligou na noite do crime para tomar as providências cabíveis, era provavelmente um dos mentores do crime".

O portal, que já teve conteúdos classificados como falsos ou enganosos pelo Comprova, ainda afirmou que o texto não faz insinuações sobre relação de Freixo com o crime, mas que mostra como pessoas próximas a Marielle foram provavelmente ludibriadas.

Segundo o site, o "certo grau de proximidade é indicado pela ligação feita diretamente para o delegado chefe da Polícia Civil, mostrando que lhe foi fornecido o contato pessoal do delegado à época". "O senhor Marcelo Freixo deixa claro que ele inclusive já tinha estado com o delegado Rivaldo Barbosa por diversas ocasiões no seu próprio gabinete, inclusive na presença de Marielle, sua assessora à época".

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estado de Minas, Estadão e Correio Braziliense e publicada em 26 de março pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, O Dia, Tribuna do Norte e Imirante.

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha

O que você está lendo é [Ligação de Freixo para chefe da Polícia Civil é usada para insinuar falsamente relação com crime].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...