Kate Middleton diz que tem câncer e iniciou quimioterapia durante sumiço de 2 meses

Kate Middleton, 42, a princesa de Gales, disse nesta sexta-feira (22) que estava sendo submetida a quimioterapia preventiva depois de exames realizados após uma grande cirurgia abdominal revelarem um câncer.

Esposa do herdeiro do trono, o príncipe William, ela passou duas semanas no hospital em janeiro depois de uma cirurgia à qual sua assessoria se referiu na ocasião como "planejada e bem-sucedida" para uma condição não cancerosa.

Em uma mensagem de vídeo publicada nesta sexta, porém, a princesa disse que exames subsequentes revelaram um câncer.

"Minha equipe médica aconselhou que eu fizesse um tratamento de quimioterapia preventiva, e agora estou nas primeiras etapas desse tratamento", disse Kate na gravação, realizada na última quarta-feira (20). "Isso, é claro, foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e gerenciar isso de forma privada pelo bem de nossa jovem família."

O Palácio de Kensington, lar da princesa e do príncipe em Londres, disse que não daria mais detalhes sobre o tipo de câncer e afirmou que Kate está em um caminho de recuperação. A quimioterapia preventiva começou em fevereiro, segundo o comunicado oficial.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

O rei Charles 3º, que também está em tratamento contra câncer, anunciado em 5 de fevereiro, disse estar orgulhoso da coragem da princesa. "Sua Majestade está muito orgulhoso de Catherine pela coragem que ela demonstrou", disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Ele acrescentou que o soberano tem estado "em contato com sua amada nora ao longo destas últimas semanas" e que o rei e a rainha "continuarão a oferecer seu amor e apoio a toda a família neste momento difícil".

Harry, irmão de William, e sua esposa, Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex, escreveram em comunicado: "Desejamos saúde e cura para Kate e sua família, e esperamos que eles possam fazê-lo em privacidade e em paz".

Especialistas na família real britânica disseram que o dia da divulgação da mensagem foi estratégico para proteger os três filhos de casal, George,10, Charlotte, 8, e Louis, 5. Isso porque nesta sexta começou o feriado de Páscoa no Reino Unido, que, dependendo da escola, pode durar até duas semanas. As crianças estudam em uma unidade privada em Windsor, a 40 km de Londres.

"Agora eles são capazes de retirar as crianças do ambiente escolar, mantê-las numa bolha e realmente protegê-las do mundo exterior enquanto todas essas notícias e reações atingem o resto do mundo", disse a expert Victoria Murphy à emissora americana ABC.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, publicou nota oficial desejando uma boa recuperação. "A princesa de Gales tem o amor e o apoio de todo o país enquanto continua a sua recuperação. Ela demonstrou uma enorme coragem com a sua declaração de hoje. Nas últimas semanas, ela foi submetida a um intenso escrutínio e foi tratada injustamente por certos setores da mídia em todo o mundo e nas redes sociais", afirmou.

"Quando se trata de questões de saúde, como todo mundo, ela deve ter privacidade para se concentrar em seu tratamento e estar com sua amorosa família", completou o premiê.

A Casa Branca também se pronunciou oficialmente, em nota. "Os nosso pensamentos estão com Kate após o diagnóstico de câncer. Estamos incrivelmente tristes com essa notícia." Mais tarde, o presidente americano, Joe Biden, afirmou em publicação no X que ele e sua mulher, Jill, "juntam-se a milhões ao redor do mundo em oração" pela recuperação da princesa.

O que você está lendo é [Kate Middleton diz que tem câncer e iniciou quimioterapia durante sumiço de 2 meses].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...