Trump diz que se tornará Nelson Mandela moderno caso seja preso

Provável candidato republicano à Casa Branca, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, 77, comparou-se neste sábado (6) ao ativista e político sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid. O fato gerou críticas por parte da equipe de campanha do presidente democrata, Joe Biden.

Trump enfrenta acusações em quatro casos criminais diferentes. Em um dos casos, é acusado de fazer pagamentos para comprar o silêncio de uma ex-atriz pornô sobre suposta relação extraconjugal que remonta a 2006. Trump afirmou que, caso seja preso, se tornará "um Nelson Mandela moderno".

O julgamento sobre o caso começará em 15 de abril e o juiz Juan Merchán impôs uma ordem de silêncio parcial a Trump, após ataques do ex-presidente ao magistrado nas redes sociais.

Neste sábado (6), Trump se manifestou em sua plataforma Truth Social e acusou Merchán de infringir seus direitos à liberdade de expressão, citados na Primeira Emenda à Constituição dos EUA, e de violar a lei.

"Se esse lacaio partidário quiser me colocar na prisão por dizer a verdade aberta e óbvia, com prazer me tornarei um Nelson Mandela moderno. Será minha grande honra", escreveu Trump.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Mandela, morto em 2013, havia passado 27 anos na prisão antes de ser libertado, concorrer ao cargo de presidente da África do Sul e vencer as eleições.

Trump já havia se comparado a Mandela em um comício em 2023. O ex-presidente também já fez o mesmo com Jesus Cristo.

O que você está lendo é [Trump diz que se tornará Nelson Mandela moderno caso seja preso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...