Jogos velhos continuam em alta e transformam mercado de games

Esta é a edição da Combo, anewsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.

A indústria de games passa por um momento inusitado. Investimentos milionários são anunciados em meio a grandes lançamentos, que se tornam sucesso de público e crítica. Ainda assim, as empresas passam por ondas de demissões, estúdios são fechados e projetos cancelados.

Em relatório sobre o mercado de consoles e PCs publicado no último dia 2, a consultoria Newzoo mostra alguns dados que ajudam a explicar esse fenômeno.

Retração pós-pandemia

Com boa parte do mundo preso em casa, a pandemia de Covid-19 resultou em um crescimento repentino no tempo que as pessoas gastam com videogames. Desde então, porém, essa realidade vem mudando. Segundo a Newzoo, as pessoas estão jogando games 26% menos em comparação ao primeiro trimestre de 2023.

Segundo a consultoria, essa tendência deve continuar em 2024, especialmente devido à previsão de um catálogo de lançamentos mais enxuto para este ano em comparação a 2023.

Games antigos ainda na moda

Apesar da maioria dos estúdios gastarem mais tempo e recursos em novos lançamentos, nem sempre são esses os títulos que mais atraem os consumidores. Em 2023, os jogadores passaram mais de 60% do tempo jogando games lançados há mais de seis anos.

Em 2022, os jogadores gastaram em média 57% do tempo com jogos de mais de 6 anos e em 2023, 45%. "É uma grande mudança", afirmou Rob Fahey, editor do site GamesIndustry.biz em sua coluna. "Por décadas, essa foi uma indústria impulsionada quase exclusivamente pela novidade".

Domínio dos "jogos como serviço"

Essa tendência é resultado principalmente do sucesso de títulos com característica de "jogos como serviço". Lançados há mais de seis anos, "Fortnite", "Roblox", "League of Legends", "Minecraft" e "GTA V" capturaram 27% do tempo de jogo dos gamers em 2023.

O número é superior aos 23% de tempo dedicado aos mais de 1.400 jogos lançados há menos de anos. Número que cai vertiginosamente para 8% se forem desconsiderados títulos de franquias com lançamentos anuais, como "Call of Duty" e "Fifa".

O que você está lendo é [Jogos velhos continuam em alta e transformam mercado de games].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...