O que aconteceu quando uma fábrica de carros alemã se voltou à produção de elétricos

Zwickau, uma cidade no leste da Alemanha, pode não ser tão famosa quanto Detroit, mas sua economia girou em torno de motores de combustão desde que August Horch estabeleceu lá a Audi no início do século XX.

Quando a Volkswagen anunciou em 2018 que dedicaria sua fábrica em Zwickau, a maior empregadora privada da região, à produção exclusiva de veículos elétricos, foi um grande negócio.

"Muitas pessoas estavam céticas", disse Michael Fuchs, que trabalha na planta há mais de um quarto de século. Eles se perguntavam: "O que vai acontecer?", disse ele.

A Volkswagen fechou as linhas de montagem que produziam seus populares hatchbacks Golf e converteu a fábrica, que tem sua própria saída na autobahn, para fabricar seis modelos elétricos. A planta remodelada pode produzir um carro por minuto, enviando-os por trem.

Foi um caso raro de uma grande fábrica de carros mudando completamente de combustão interna para energia de bateria, tornando Zwickau um estudo de caso para uma grande questão que confronta a indústria automobilística.

Veículos elétricos têm muito menos peças do que carros a gasolina —sem radiadores, escapamentos, tanques de combustível, correias de ventilador ou caixas de câmbio complicadas. Como resultado, muitos trabalhadores da indústria automobilística, executivos e políticos têm hipotetizado que tais carros exigiriam menos trabalhadores, levando a um desemprego em massa em cidades e regiões industriais em todo o mundo.

Zwickau, onde mais de 10 mil pessoas trabalham para a Volkswagen e dezenas de milhares para fornecedores, parece ter evitado essas consequências graves. O emprego não despencou e os fornecedores de peças para veículos a combustão não foram forçados à falência em massa. Sua experiência oferece algumas lições esperançosas para outros lugares que dependem da indústria automobilística.

O que você está lendo é [O que aconteceu quando uma fábrica de carros alemã se voltou à produção de elétricos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...