EUA condenam ex-diplomata a 15 anos de prisão por espionar para Cuba

O ex-embaixador dos Estados Unidos na Bolívia Victor Manuel Rocha foi condenado nesta sexta-feira (12) a 15 anos de prisão por atuar como agente secreto de Cuba por quatro décadas, em uma audiência realizada em um tribunal federal de Miami, na Flórida.

Rocha, 73, compareceu à tarde perante a juíza em uma audiência que durou três horas e meia. "O tribunal vai sentenciá-lo à pena máxima permitida por lei", declarou a juíza Beth Bloom antes de anunciar a sentença de prisão, à qual somou o pagamento de US$ 500 mil de multa.

O ex-diplomata, que chegou a um acordo de colaboração com a Procuradoria, declarou-se inicialmente culpado de ter recolhido informações de inteligência dos EUA para o regime de Cuba desde cerca de 1980.

A polícia americana prendeu Rocha em Miami em dezembro do ano passado e o acusou de atuar como agente de um governo estrangeiro sem o consentimento prévio de sua administração.

Em seus anos como espião, ocupou cargos importantes no Departamento de Estado, onde teve acesso a informações confidenciais de alto nível e influenciou a política externa dos Estados Unidos.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Nascido na Colômbia e naturalizado americano, Rocha realizou "uma das infiltrações de maior alcance e duração no governo dos Estados Unidos por parte de um agente estrangeiro", afirmou em dezembro o procurador-geral Merrick Garland.

Entre 1999 e meados de 2002, foi embaixador em La Paz, onde causou grande polêmica ao ameaçar retirar a ajuda americana à guerra boliviana contra as drogas, caso o esquerdista Evo Morales vencesse as eleições.

Segundo a Procuradoria, Rocha continuou espionando para Havana após deixar o Departamento de Estado em 2002, quando se tornou assessor do Comando Sul dos Estados Unidos, o órgão que coordena as Forças Armadas do país na América Latina, incluindo na área de Cuba.

O que você está lendo é [EUA condenam ex-diplomata a 15 anos de prisão por espionar para Cuba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...