Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

No Brasil, quando o assunto é tênis, facilmente vem à mente Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão do Grand Slam de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), e Maria Esther Bueno, que conquistou 19 taças de torneios Grand Slam. Ambos são referências para Bia Haddad, 27, o principal nome brasileiro do tênis atualmente.

Haddad fez história, em 2023, ao se tornar a primeira brasileira em 55 anos a chegar à semifinal de Roland Garros. Antes dela, só Bueno tinha ido tão longe.

"Para mim, é muito especial estar na minha posição", conta Bia Haddad em entrevista à 💥️Folha. "Hoje estou aqui porque trabalhei muito duro. E quando falo isso é sobre ser uma mulher brasileira que representa pelo mundo não só o Brasil, mas as mulheres da América do Sul."

A atleta foi apresentada ao tênis por seus avós. "A minha primeira e eterna ídola é a minha avó, que tem 90 anos e joga tênis", conta. Junto ao avô, Arlette Haddad passou a raquete de tênis para as tias de Bia Haddad e, consequentemente, para ela.

"Tenho muita gratidão por ela mesmo, que é uma mulher muito forte, muito disciplinada, que sempre com jeito, com carinho, com o amor dela sempre nos trouxe valores muito importantes", conta a atleta. Fora do escopo familiar, dentro da quadra, Bia cita Rafael Nadal e Guga como ídolos.

Como representante feminina do esporte, Bia reconhece o quanto é difícil para muitas mulheres enfrentarem barreiras —tanto internas quanto externas, dentro e fora de casa. "Eu valorizo muito hoje minha posição porque, por meio da raquete, consigo ter uma voz, consigo me posicionar."

Os desafios enfrentados pelas mulheres abrangem uma variedade de aspectos, desde os fisiológicos até os sociais, ela observa. Seja no esporte ou em qualquer ambiente de trabalho, há mulheres que sofrem com sintomas menstruais que podem afetar seu desempenho físico e emocional.

O que você está lendo é [Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...