Plano de saúde é condenado por negar exame a mulher com mais de 80 anos

A dona de casa Maria Aparecida Pinheiro, de 84 anos, ficou indignada ao descobrir o motivo pelo qual seu plano de saúde rejeitara cobrir as despesas com uma mamografia que ela precisava fazer por solicitação de sua ginecologista.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

O plano, segundo ouviu do atendente, não cobria esse tipo de exame para mulheres com mais de 80 anos, "a não ser em casos em que já exista comprovação de câncer".

O episódio ocorreu em outubro do ano passado e originou um processo judicial contra o plano Santa Saúde, que tem cerca de 130 mil conveniados na Baixada Santista, em São Paulo.

Ao analisar o caso, o juiz Guilherme de Macedo Soares, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Santos, afirmou que tal "etarismo absurdo e injustificável não pode ser tolerado". Ele condenou o plano a realizar o exame, bem como a pagar uma indenização por danos morais de dez salários-mínimos (R$ 14.120).

"Nos 17 anos à frente desta Vara, já observamos inúmeros abusos cometidos por planos de saúde, notadamente contra usuários idosos. Lamentavelmente, na conta destas empresas pesa mais o lucro do que a saúde dos consumidores, em especial aqueles em idade avançada, como é o caso da autora do processo", afirmou na sentença.

O juiz afirmou na decisão que a idosa foi submetida a uma situação vexatória, "que lhe causou amargura, desgaste e perda de tempo"

O Santa Saúde já recorreu da decisão.

O que você está lendo é [Plano de saúde é condenado por negar exame a mulher com mais de 80 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...