Pizza de pudim de leite representa o Brasil

Aqui em Brasília, de onde escrevo, é normalíssimo comer pizza com maionese.

Aliás, é normal no Brasil todo. Exceto nas partes ricas da cidade de São Paulo e em alguns bolsões gourmets salpicados por nosso território.

Foram essas exceções ao padrão brasileiro que receberam metade das premiações do ranking 50 Top Pizza Latin America, em cerimônia no prédio do consulado italiano do Rio de Janeiro, na quarta-feira (17).

Os outros 25 prêmios estão com países como Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Venezuela, El Salvador e Paraguai.

Não é preciso conhecer a cena gastronômica de Pedro Juan Caballero para deduzir que a Paradiso, casa especializada em pizza napolitana ortodoxa, destoa da média paraguaia.

Foquemos no Brasil, porém. Os 25 restaurantes da lista não representam de forma alguma os nossos hábitos ao fazer e comer pizza.

O 50 Top Pizza é um ranking criado por italianos e contempla apenas pizzarias que seriam aceitáveis na Itália, com receitas cheias de regras e limitações.

O brasileiro, como bem sabemos, desconhece limites quando se trata da criatividade culinária.

A pizza de pudim de leite condensado, servida em vários estabelecimentos país adentro, é a verdadeira representante dessa criatividade absolutamente livre de amarras.

A pizza clássica carioca, de massa pré-assada fofa e uma escassez de molho que induz ao uso de ketchup, representa o Brasil.

A pizza gaúcha, com milho, ervilha, coração de frango e estrogonofe, representa o Brasil.

A pizza mineira, com palmito regado a molho à bolonhesa, representa o Brasil.

A pizza de fast-food brasiliense, oferecida em sabor único –extrato de tomate e orégano por cima do queijo– representa demais o Brasil.

O que você está lendo é [Pizza de pudim de leite representa o Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...