Conheça a franquia de games por trás da série de TV Fallout

Esta é a edição da Combo, anewsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.

A franquia de jogos "Fallout" ganhou um novo fôlego com o sucesso da série de TV "Fallout", da Amazon Prime Video, que estreou no último dia 10.

Não à toa, os quatro últimos jogos da série apareceram no top 10 de mais vendidos da Europa na última semana, sendo que "Fallout 4" —lançado em 2015— ficou no topo da lista.

Um jogo lançado há nove anos liderar listas de mais vendidos atesta uma mudança na forma como os consumidores se comportam no mercado de games. Também reforça como videogames podem ser catapultados por iniciativas em outras plataformas (e um bom descontinho).

O aumento de interesse dos jogadores por games que ganharam as telonas do cinema e as telinhas das TVs já havia sido detectado por títulos como "Cyberpunk 2077" (após a série "Cyberpunk: Mercenários", da Netflix), pelos jogos do Mario após "Super Mario Bros. - O Filme" e, em especial, pela franquia "The Last of Us" depois do lançamento da série da HBO (atual Max).

A Bethesda, desenvolvedora dos últimos jogos da série "Fallout", turbinou esse movimento dando descontos de até 80% em títulos da franquia em diversas plataformas. Além disso, programou para o dia 25 o lançamento de uma atualização gratuita de "Fallout 4" para a nova geração de consoles e PCs.

História da franquia

O primeiro "Fallout" foi lançado pela extinta Interplay em 1997 e desenvolvido pelo também finado estúdio Black Isle. Criada por Tim Cain e Leonard Boyarsky, a série de RPGs se passa em uma realidade paralela em que a Guerra Fria tomou uma direção trágica, que resultou em um apocalipse nuclear no ano de 2077.

Para se salvar das bombas atômicas, alguns poucos habitantes se esconderam em abrigos subterrâneos desenvolvidos pela Vault-Tec Corporation em parceria com o governo dos EUA. Quem não teve a mesma sorte acabou morto ou transformado em ghouls, uma raça mutante de aspecto grotesco.

Mas não foram só os humanos que sofreram. O planeta como um todo passou por bruscas mudanças devido à radiação, que transformou a Terra em um lugar inóspito, repleto de seres mutantes e milícias fortemente armadas.

Apesar do cenário tétrico e violento, a série conta com enredos e personagens criativos e, por vezes, bem humorados. Além disso, o fato de a humanidade ter parado culturalmente nos anos 1950 na história do game ajuda a criar uma atmosfera retrofuturista única e muito interessante.

Os games da série principal costumam colocar o jogador no papel de um habitante de um dos vários abrigos subterrâneos espalhados pelos EUA, que, por um motivo ou outro, precisa se aventurar no exterior selvagem.

O que você está lendo é [Conheça a franquia de games por trás da série de TV Fallout].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...