Exército da Colômbia diz ter matado 15 guerrilheiros dissidentes das Farc

O Exército da Colômbia anunciou ter matado 15 guerrilheiros de um grupo dissidente da extinta Farc nesta quinta-feira (25), durante uma nova ofensiva na cidade de Argelia, localizada no sudoeste do país, onde há muitas plantações de coca e rotas clandestinas para o oceano Pacífico. A operação ainda deixou 12 integrantes da facção feridos.

A informação foi divulgada pelo próprio Exército colombiano na rede social X. Segundo a instituição, esses membros faziam parte da chamada frente Carlos Patiño, que ficou à margem das negociações de paz com o governo na última semana.

Em 16 de abril, o grupo Estado-Maior Central (EMC) —a mais poderosa dissidência das Farc— dividiu-se em dois: um bloco continuou as conversações de paz com o governo e outro, liderado pelo codinome Iván Mordisco, se afastou.

Os enfrentamentos se deram após a decisão do governo Gustavo Petro de suspender a trégua com o EMC no último dia 17, desencadeada por uma série de atos de violência contra a comunidade indígena. As partes negociavam desde outubro de 2023.

Em 26 de março, uma ofensiva militar contra o EMC resultou na morte de oito pessoas e em outras 17 feridas. A ação também foi no sudoeste da Colômbia.

O que você está lendo é [Exército da Colômbia diz ter matado 15 guerrilheiros dissidentes das Farc].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...