Quatro ou cinco? Número de cachorros de Milei suscita debate sobre saúde mental de presidente

O número de cachorros do presidente da Argentina, Javier Milei, tem procovado piadas e questionamentos sobre a saúde mental do líder no país vizinho.

Nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Alberto Fernández falou sobre o tema ao responder seu sucessor, que o havia chamado de marionete na noite anterior. "Ele deve saber que meu cachorro não me dá conselhos e está vivo", afirmou o peronista.

Ele se referia a Conan, um mastim inglês adorado pelo presidente que morreu em 2017. Segundo "Loco", a biografia não autorizada de Milei escrita pelo jornalista Juan Luis González, o ultraliberal não aceita a morte de Conan e se refere a ele como um de seus cinco cães, que costuma chamar de filhos.

Seus outros quatro mastins ingleses são clones de Conan que Milei mandou fazer nos Estados Unidos. Ainda de acordo com a pesquisa de González, ele se comunica com os animais, os vivos e o morto, graças aos supostos ensinamentos de uma médium especializada em "comunicação interespécies".

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Essa tese foi reforçada à imprensa nos últimos meses por várias pessoas do entorno do presidente, entre eles o político Rafael Bielsa, que trabalhou com Milei, e a médium Celia Melamed, que disse ao canal TN que ela o havia ajudado "a encerrar o luto com seu cachorro".

O próprio Milei, porém, nunca negou nem confirmou isso aos diversos jornalistas que lhe perguntaram sobre os cães e costuma ser evasivo ao falar sobre o assunto.

"Suponhamos que tudo fosse verdade. Em que isso afetou sua liberdade, sua propriedade, sua vida? Não machucou ninguém", disse em outubro ao canal LN+. "Que digam o que quiserem de meus filhinhos de quatro patas", afirmou à apresentadora Mirtha Legrand em dezembro.

A controvérsia cresceu no início do mês, quando a emissora CNN divulgou uma entrevista com o presidente na qual o apresentador, Andrés Oppenheimer, pergunta pelos quatro cachorros. Milei, então, o corrige e afirma que são cinco, para a surpresa dos argentinos.

Ao questionar o porta-voz do presidente, Manuel Adorni, nesta quinta, um jornalista argumentou que, se o presidente tem quatro cães e, em vez disso, acha que tem cinco, então ele é "uma pessoa que vê algo que não corresponde à realidade".

O que você está lendo é [Quatro ou cinco? Número de cachorros de Milei suscita debate sobre saúde mental de presidente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...