Relatório da ONU mostra que 70% dos trabalhadores têm saúde exposta ao aquecimento global

A maioria dos trabalhadores do mundo enfrenta uma série de riscos de saúde ligados à mudança climática, alertou a ONU nesta segunda-feira (22), destacando também que as lei existentes não oferecem proteções adequadas.

Um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), da ONU, aponta que a mudança climática atingiu a saúde e a segurança das pessoas.

"Um número impactante de trabalhadores já estão expostos a riscos relacionados à mudança climática no local de trabalho, e é provável que esses números só piorem", segundo a OIT.

Trabalhadores agrícolas e outros que realizam trabalhos pesados em climas escaldantes podem estar expostos a diversos perigos, entre eles o calor excessivo, radiação ultravioleta, contaminação do ar, doenças transmitidas por vetores e fertilizantes.

Os trabalhadores em ambientes abafados ou espaços mal ventilados também enfrentam riscos importantes.

"Os trabalhadores estão entre os mais expostos aos riscos da mudança climática, mas frequentemente não têm outra opção do que seguir trabalhando, inclusive se as condições são perigosas", diz o estudo.

Leia mais

O documento indica que em 2023 — o último ano para o qual há estatísticas disponíveis — se calculava que 2,4 bilhões de trabalhadores, ou mais de 70% da força de trabalho mundial, estavam expostos ao calor excessivo em algum momento de seu dia.

O número supera os 65,5% de duas décadas atrás, acrescentou.

A cada ano são reportadas cerca de 23 milhões de lesões ocupacionais atribuídas ao calor excessivo, com um custo estimado de quase 19 mil vidas por ano, indica o relatório.

O que você está lendo é [Relatório da ONU mostra que 70% dos trabalhadores têm saúde exposta ao aquecimento global].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...