Scholastique Mukasonga explora crise espiritual em uma Ruanda pré-genocídio

A seca e a fome atingem uma vila em Ruanda, quando o tempo ainda é o da colonização belga. Crianças e homens são forçados a trabalhar, e as colheitas são confiscadas. Aldeões apelam por um ritual ao antigo rei, Kibogo, para fazer voltar a chuva, em conflito com os padres brancos católicos.

A espiritualidade é a tônica de "Kibogo Subiu ao Céu", livro da escritora ruandesa radicada na França Scholastique Mukasonga, em pré-venda pela editora Nós. No romance, a autora de "Baratas", "A Mulher dos Pés Descalços" e "Nossa Senhora do Nilo" explora agora o impacto da cristianização trazida pelos europeus.

No início do século 20, Ruanda era uma monarquia administrada pela Bélgica. Em 1931, o rei ruandês Yuhi Musinga, relutante ao catolicismo imposto pelos europeus, foi deposto pelos administradores belgas. O reinado de seu filho e sucessor no trono, Mutara, levou a maioria dos ruandeses a adotar a religião.

Após o genocídio de mais de 800 mil tutsis em 1994, a Igreja Católica foi criticada não só pela cumplicidade no massacre, mas também pela participação na divisão étnica que fraturou o país.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

"Os líderes religiosos não condenaram as violências e deixaram que a estação de rádio assassina de Mille Collines afirmasse que os massacres tinham a aprovação de Deus. As igrejas foram os principais locais dos assassinatos, e por muito tempo a Igreja Católica se contentou em condenar o comportamento individual sem admitir uma responsabilidade institucional", diz Mukasonga à 💥️Folha,💥em entrevista por email.

Nascida no país africano, a escritora estava na França em abril de 1994, quando o genocídio ocorreu. Dois meses depois ela recebeu uma carta com uma lista dos 37 nomes de familiares que tinham permanecido em Ruanda e haviam sido assassinados. Levou dez anos para juntar forças e revisitar o país de origem.

O que você está lendo é [Scholastique Mukasonga explora crise espiritual em uma Ruanda pré-genocídio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...