Inquérito conclui que piloto de navio ao celular causou desastre ambiental

Greenpeace

só para assinantes

Jorge de Souza

Outra razão foi que o comandante, além de permitir que o encarregado ficasse falando ao telefone enquanto o navio se movimentava, havia liberado de suas funções o "vigia" — outro tripulante, que, pelas regras, deveria ficar permanentemente na Ponte de Comando —, para que ele também participasse da festinha que acontecia a bordo.

"Já que eu tinha bebido um pouco, decidi não intervir no rumo que o segundo oficial havia traçado, e também não percebi que estávamos navegando tão perto da terra firme", reconheceu o capitão, no seu depoimento aos investigadores.

💥️Condenados a 16 meses de prisão

Por essas e outras, em dezembro de 2023, um ano e meio após o acidente, os dois foram condenados a 16 meses de prisão nas Ilhas Maurício, o que acabam de cumprir.

💥️Desastre ambiental inédito no país

O que determinou a dupla condenação não foi o acidente em si, já que ele não teve vítimas, mas sim o que causou: o mais severo desastre ambiental da história das Ilhas Maurício, um paradisíaco arquipélago no Oceano Índico, com extensas bancadas de corais, belas praias e forte apelo turístico.

Para piorar ainda mais o quadro, o acidente ocorreu bem próximo ao Parque Marinho Blue Ray, um santuário ecológico repleto de peixes, corais e aves marinhas, o que levou o governo mauriciano a decretar "estado de emergência", quando, dias depois do acidente, o casco do navio se partiu em dois e deixou vazar quase todo o combustível que havia dentro dele - cerca de 1 000 toneladas de óleo diesel.

💥️Uma tragédia anunciada

clique aqui para ler esta inacreditável história.

💥️Um escândalo ambiental no mar do Brasil

No Brasil, um dos mais famosos casos de descaso das autoridades com a questão ambiental no mar aconteceu também nesta mesma época, final da década de 1970, quando toneladas de peixes e animais marinhos apareceram mortos na Praia do Hermenegildo, no litoral sul do Rio Grande do Sul, por conta do naufrágio, tempos antes, de um navio brasileiro carregado de produtos químicos no vizinho litoral do Uruguai.

Na época, em plena ditadura militar, o governo brasileiro tentou esconder o problema, e imputar a culpa a um simples fenômeno da natureza, chamado Maré Vermelha - uma proliferação descontrolada de algas, que torna a água do mar tóxica para muitos seres marinhos.

clique aqui para conhecer também este escandaloso crime ambiental, que ficou conhecido como o "Caso do Hermenegildo".

O que você está lendo é [Inquérito conclui que piloto de navio ao celular causou desastre ambiental].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...