Crescem concessões de crédito para sistemas domésticos de energia solar

A redução da taxa básica de juros, a Selic, a partir do segundo semestre do ano passado deu novo fôlego à concessão de financiamentos para a implantação de sistemas de captação de energia solar.

O cenário começou a mudar em novembro, com uma ajuda relevante das ondas de calor intenso, quando o consumo de energia sobe com ventiladores e ares condicionados trabalhando ininterruptamente.

A melhora deu gás aos pedidos de financiamento e simulações. O Itaú Unibanco terminou 2023 com 43% mais contratos de crédito na linha para energia solar, que financia a compra e a instalação de placas fotovoltaicas.

Segundo o banco, cresceu, no ano passado, a base de integradores —como são chamadas as empresas que atendem os consumidores com o projeto e instalação dos sistemas— parceiros e credenciados em suas bases.

"O financiamento é um importante meio de viabilizar soluções sustentáveis", diz Gustavo Andres, diretor do Itaú Unibanco.

Carolina Reis, diretora da plataforma Meu Financiamento Solar, ligada ao banco BV, diz que o segmento sofreu entre abril e setembro do ano passado. Como os valores para implantar um sistema são altos (um projeto residencial bate facilmente a marca de R$ 10 mil), o crédito é fundamental.

"É um setor movido por financiamento", afirma. A partir de outubro, a plataforma passou a receber mais simulações e em novembro já registrou alta de 20% nas consultas, na comparação com o mês anterior.

Levantamento feito pela plataforma nos balanços de Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostra que de janeiro a junho foram abertas 400 mil novas instalações de unidades consumidoras. De julho a dezembro, foram 600 mil. Os números consideram todos os tipos de conexão (doméstica ou empresarial).

O que você está lendo é [Crescem concessões de crédito para sistemas domésticos de energia solar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...