Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação das chamadas "operações vingança". No período em que esta coluna foi escrita, passava de 80 o número de pessoas mortas nas cidades de São Vicente e Cubatão, no litoral de São Paulo, atingidas pela Operação Escudo ou pela Operação Verão.

Produzido por representantes de organizações da sociedade civil, movimentos de defesa dos direitos humanos e ouvidorias —entre os quais estava a Comissão Arns, da qual faz parte esta colunista—, após visitas aos locais onde ocorreram tais fatos e entrevistas com familiares e testemunhas, o "2º Relatório de Monitoramento de Violação de Direitos Humanos na Baixada Santista Durante a Segunda Fase da Operação Escudo" aponta inúmeras e graves violações desses direitos por parte dos agentes da Polícia Militar, destacando: execução sumária, tortura, obstrução proposital das câmeras corporais e fraude processual com alteração de local de crime, dentre outros.

Salienta também efeitos negativos para os próprios policiais dessa política de confronto e extermínio. Em 2023, o número de policiais militares assassinados no horário de serviço aumentou 38%, lembrando que, antes da morte do soldado Patrick Bastos Reis, o último de soldados da Rota assassinado em serviço ocorrera em 2007. Destaca ainda que o número de policiais vitimados por suicídio bateu recorde no ano passado, ao crescer 63% em relação ao ano anterior.

O relatório descreve de maneira resumida 8 casos envolvendo 13 vítimas e 2 feridos, das quais 12 eram homens negros. Apenas como exemplo, pode-se citar o caso ocorrido no dia 27 de fevereiro, quando dois adolescentes, dois jovens e um adulto foram assassinados a tiros em um terreno em São Vicente.

Na versão policial dos fatos, a equipe realizava uma operação de combate ao tráfico de drogas a pé, em região de mata e mangue, visando surpreender os cinco homens, que teriam atirado contra os policiais e tentado fugir por uma trilha, motivando a reação destes, que atiraram contra todos.

O que você está lendo é [Dissecando a Operação Vingança].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...