Baterias de estado sólido ainda estão distantes, diz magnata líder do setor

A tão aclamada bateria de estado sólido para carros elétricos ainda levará anos para ser comercializada, com "muitos obstáculos" bloqueando seu desenvolvimento, disse o chefe da empresa chinesa que domina o setor.

Em entrevista ao Financial Times, Robin Zeng, fundador e CEO da CATL, disse que a tecnologia muito divulgada não funciona bem o suficiente, tem pouca durabilidade e ainda enfrenta problemas de segurança.

Especialistas do setor acreditam que as baterias de estado sólido, que evitam o eletrólito líquido usado na tecnologia atual, poderiam transformar os carros elétricos ao permitir uma maior autonomia. A montadora japonesa Toyota tem divulgado seu progresso, prometendo entregar baterias de estado sólido já em 2027.

Mas o "rei das baterias" da China, um físico com doutorado, questiona se seu rival japonês realmente está no caminho da comercialização a curto prazo.

"Nós apoiamos totalmente o estado sólido, mas tenho investido nisso há 10 anos", disse Zeng. "Eu observo o desenvolvimento das pessoas que trabalham com estado sólido quase todo mês, então eu sei de todo o progresso, e de alguma forma ainda temos esses obstáculos."

Zeng disse que as baterias de estado sólido só teriam grandes vantagens se usassem um novo tipo de química, com metal de lítio puro usado para o eletrodo de ânodo, acrescentando que há várias dificuldades em levar isso para o mercado.

Os íons de lítio se difundem facilmente nos eletrólitos líquidos atuais, mas não é o caso com material sólido. Engenheiros tentaram contornar o problema combinando os materiais sob pressão, disse Zeng.

"Então eles testam e dizem 'oh, muito bom, a transferência de íons é muito boa'. Mas, na realidade, como você pode colocar sob tanta pressão?"

Um segundo problema é a expansão do lítio durante o carregamento e descarregamento. Isso danifica a bateria e leva a uma vida útil curta. "Não pode durar muitos ciclos de carga, talvez 10 ciclos", disse ele. "Então, como você pode torná-lo comercialmente viável?"

Por fim, disse Zeng, ainda há questões de segurança, já que o lítio reage com a umidade do ar se uma bateria se romper durante um acidente de carro.

"Então as pessoas pressionam sobre isso, mas eu digo a eles que a CATL já gastou 10 anos nisso", disse, acrescentando que seu grupo era "o melhor" na corrida para tornar o estado sólido viável.

O que você está lendo é [Baterias de estado sólido ainda estão distantes, diz magnata líder do setor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...