Stock Car em BH vai prejudicar atendimento de hospital veterinário e atrapalhar trânsito, diz UFMG

Uma prova do campeonato de Stock Car a ser realizada em Belo Horizonte vai prejudicar o atendimento de um hospital veterinário e atrapalhar o trânsito diário de 20 mil pessoas da comunidade acadêmica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A previsão do impacto é da instituição de ensino.

O circuito, de 3,2 quilômetros, será montado em frente a parte do campus da universidade, na Pampulha, região norte da capital, no entorno do estádio Mineirão. A etapa do campeonato está marcada para 18 de agosto, um domingo. Toda a organização da corrida, porém, vai demandar 15 dias, sendo dez para montagem da pista e cinco para desmontagem.

A maior preocupação em relação aos animais do hospital é por conta do barulho dos carros. "É uma área hospitalar", afirma a reitora da UFMG, Sandra Goulart, que reclama também de não ter sido procurada pela prefeitura para discutir a realização da corrida na região.

Conforme a reitora, somente quando procurou se informar sobre o evento é que a prefeitura entrou em contato. O município afirma se tratar de um evento privado e que é responsável apenas pelas obras de adaptação na região para uso da área como circuito automotivo temporário.

O organizador da prova em Belo Horizonte, Sérgio Sette Câmara, dono da Speed Seven, diz ter apresentado uma solução para o barulho, que seria a instalação, pela empresa, de barreiras acústicas. A UFMG afirma não haver confirmação de que o uso desses equipamentos resolveria o problema.

Com o impacto previsto, a UFMG acionou o MPF (Ministério Público Federal), que apura as consequências da realização da prova na região.

O Hospital Veterinário da UFMG realiza 35 mil atendimentos por ano, entre consultas, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais de animais domésticos e de porte maior, como bois e cavalos. A preocupação é em relação ao barulho, além das dificuldades de acesso.

A unidade faz ainda uma série de pesquisas, com camundongos, por exemplo, estudos que, segundo a reitora, podem ser afetados por perturbação aos animais. "A UFMG não é contra a realização da prova em Belo Horizonte, mas ela não pode acontecer num espaço como o entorno da universidade", diz Sandra Goulart.

Além da entrada do hospital veterinário, a pista vai passar perto de outros três acessos da UFMG, por onde circulam alunos, professores e funcionários da escola a pé ou em veículos. "Vinte mil pessoas circulam pela UFMG por dia", diz a reitora.

O organizador da prova afirma que o impacto da realização da prova na região não será tão grande. "Do evento mesmo, com testes, qualifying e a corrida, serão apenas quatro dias, quinta, sexta, sábado e domingo. Sendo que quinta é feriado", afirma Sette Câmara. Na data é comemorado na capital o Dia de Assunção de Nossa Senhora.

O responsável pela organização da competição na cidade diz ainda que, durante esses quatro dias, os motores dos carros funcionarão, no total, durante apenas cinco horas.

Sette Câmara afirmou que a escolha da região ocorreu por se tratar de um cartão postal da cidade. Na Pampulha, além do Mineirão, está a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Clube, todos pertencentes ao conjunto arquitetônico elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A realização da competição em Belo Horizonte já coleciona polêmicas. Para montagem da pista, que passa perto também do Mineirão, foram arrancadas 63 árvores de grande porte.

A Justiça, em liminar em primeira instância, chegou a proibir a derrubada no final de fevereiro, em ações movidas pelo vereador Pedro Patrus (PT) e a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, porém, derrubou a liminar.

A derrubada das árvores foi aprovada pelo Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Como medida compensatória, a prefeitura se comprometeu a plantar, até a realização da prova, 688 árvores em outros pontos da Pampulha.

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha

O que você está lendo é [Stock Car em BH vai prejudicar atendimento de hospital veterinário e atrapalhar trânsito, diz UFMG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...