MP da conta de luz, crise da Boeing pressiona aéreas e o que importa no mercado

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta quarta-feira (10). Quer recebê-la de 💥️segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A MP (medida provisória) assinada nesta terça pelo presidente Lula (PT) para cortar as tarifas da conta de luz no país pode deixar uma conta ainda maior para o consumidor pagar no futuro.

💥️Entenda: o texto permite a antecipação de recursos que seriam pagos no futuro pela Eletrobras, privatizada em 2022, à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que custeia subsídios a consumidores e geradores de energia.

↳ Com o adiantamento, o governo espera uma queda entre 3,5% e 5% na conta de luz no curto prazo.

↳ Só que ele também reduz o ingresso de recursos na CDE no futuro —o que, sem revisão nos subsídios, gera pressão por reajustes para bancar a fatura dos próximos anos.

↳ Esse aumento a partir de 2029 será de ao menos 7%, segundo cálculos de agentes do setor, que ainda criticaram o texto como de difícil compreensão.

💥️Dos R$ 26 bilhões, R$ 11 bilhões vão quitar prestações de dois empréstimos feitos pelo setor elétrico em momentos de crise:

  • Conta Covid (que cobriu perdas com a queda no consumo na pandemia);
  • Conta Escassez Hídrica (que bancou térmicas durante a seca de 2022).
O que você está lendo é [MP da conta de luz, crise da Boeing pressiona aéreas e o que importa no mercado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...