Exposição imersiva da USP terá acervo do Museu do Ipiranga e dinossauro gigante

Em celebração dos seus 90 anos, a USP (Universidade de São Paulo) inaugura, nesta sexta-feira (12), uma exposição itinerante que possibilita uma imersão em seus quatro museus e suas coleções culturais e científicas.

Com o uso de óculos de realidade virtual, o visitante poderá mergulhar em cada um dos prédios que compõem os chamados museus estatutários da universidade –o Museu do Ipiranga (parte do Museu Paulista), o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP), o MZUSP (Museu de Zoologia da USP) e o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia).

A exposição começa no campus de Ribeirão Preto (a cerca de 320 km de São Paulo). Vai passar também por Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba e Lorena, antes de chegar à capital (veja datas abaixo).

"Essa era uma reivindicação muito antiga das diretorias do interior para levar os museus para os outros campi, porque eles são acervos muito ricos", explica a socióloga e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Os quatro museus são unidades independentes da USP onde, além das atividades culturais como exposições, há cursos de graduação e pós-graduação, acervos pesquisa e atividades de extensão para o público. Por estarem localizados na capital, muitos dos estudantes, funcionários e professores dos outros seis campi da universidade localizados no interior não têm acesso a eles.

Segundo Arruda, a ideia da exposição veio da exibição imersiva da Capela Sistina, do pintor italiano Michelangelo, que ocorreu em São Paulo no ano passado. "Eu olhei aquilo e pensei, por que não fazemos a mesma coisa? E aí levei a ideia à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, na figura do professor Hussam Zaher [pró-reitor adjunto], que abraçou a ideia e coordenou a exposição."

A reitoria da USP deu o apoio material e logístico e ajudou com a aquisição de 40 óculos de realidade virtual, cedidos pelo laboratório do professor Marcelo Zuffo, da Poli (Escola Politécnica), diretor do Centro de Inovação InovaUSP. "Meu grupo desenvolve realidade virtual desde 2000, com equipamentos mais acessíveis, por isso propus levar à população essa tecnologia", explica.

No caso do Museu do Ipiranga, a diretora e arquiteta Rosaria Ono conta que as peças físicas do acervo foram levadas para o evento, como porcelanas do final do século 20, além de imagens em preto e branco do interior paulista no início do século passado.

Na experiência imersiva, os visitantes começam pela área de entrada e seguem por um tour no monumento histórico, fundado em 1895, localizado no bairro Ipiranga. "Vamos exibir 2 das 11 exposições do nosso acervo, a da História do Brasil, que percorre aquele eixo mais conhecido da história do Brasil Colônia até o quadro ‘Independência ou Morte’, e a outra é ‘Mundos do Trabalho’, que explora todas as atividades econômicas desde a época de colônia, passando por extração de madeira, plantio do café, açúcar, até a urbanização", diz.

O que você está lendo é [Exposição imersiva da USP terá acervo do Museu do Ipiranga e dinossauro gigante].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...