Stephen Malkmus explica melancolia de moleque do Pavement em volta ao Brasil

Stephen Malkmus estava com a filha numa padaria em Portland, nos Estados Unidos, quando ouviu uma música que a princípio não reconheceu. Achou que era "Tumbling Dice", dos Rolling Stones, antes de perceber que se tratava de "Harness Your Hopes", uma faixa lado B do Pavement, banda que ele comandou nos anos 1990 e com a qual faz agora uma segunda turnê de reunião.

A música, composta por Malkmus para o álbum "Brighten The Corners", de 1997, foi descartada na época. Saiu dois anos depois no EP "Spit on a Stranger", e em 2008 como uma faixa bônus no relançamento do disco para o qual foi feita. Só uns quatro ou cinco atrás, contudo, caiu no gosto de novas gerações e hoje é, de longe, a canção do Pavement mais tocada no streaming.

A história do sucesso espontâneo, improvável e, de certa forma, inexplicável de "Harness Your Hopes" espelha a própria trajetória do Pavement. A banda, atração do C6 Fest, que acontece em maio em São Paulo, não teve grande capilaridade nem quando estava no auge, na década de 1990, mas graças à sua influência na música indie e no rock, sua importância parece crescer a cada ano que passa.

"Tem gente que nem era nascida quando lançamos nossos primeiros álbuns curtindo essa música, é interessante", diz Malkmus. "Na época, achava que era uma boa canção, mas fiz umas coisas estranhas. Aceleramos a fita —se você tentar tocar guitarra junto, vai ver que não fica no tom natural. Cantei mais velozmente. Fiz a letra rápido e ninguém me disse que era algo especial, então decidi que era um lado B."

É difícil saber se "Harness Your Hopes" seria um hit caso tivesse saído em 1997, já que sua popularização está ligada ao TikTok, onde vira e mexe volta a ganhar tração, e às playlists. Mas o processo de criação e descarte da faixa ajuda a entender o Pavement. O rock de garagem do grupo tinha estranhezas, dissonâncias e displicências que ao mesmo tempo que conferiam identidade, também deixavam as canções menos palatáveis para as massas.

A sonoridade roqueira lo-fi, com guitarras distorcidas, elementos do noise e uma ponta de angústia juvenil, era alinhada com outras bandas da época, como o Dinosaur Jr. e o Sonic Youth, mas o Pavement era mais desleixado e desbocado que todas elas. Essa espontaneidade, diz Malkmus, vinha de uma estratégia artística.

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