Protestos pró-Palestina se espalham por universidades dos EUA, e 11 são detidos

A onda de protestos de estudantes universitários por conta da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza se espalhou ainda mais pelos Estados Unidos nesta quarta-feira (24). Manifestações foram registradas em instituições de ensino superior de costa a costa do país, com escalada de casos de confrontos entre policiais e universitários.

Além de casos que começaram desde a semana passada, foram registradas ações em universidades como Brown, em Rhode Island, na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e na Politécnica do Estado da Califórnia, em Humboldt, entre outras.

Na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, a polícia enfrentou manifestantes e levou pelo menos uma pessoa sob custódia. Outros manifestantes cercaram então um veículo onde o homem estava detido, gritando em protesto.

Em Austin, soldados com equipamento anti-motim entraram no campus da Universidade do Texas e forçaram os manifestantes pró-Palestina e contramanifestantes a se dispersarem. Pelo menos dez pessoas foram detidas.

Por outro lado, as tensões diminuíram na Universidade de Columbia, em Nova York, depois que a diretoria estendeu o prazo para estudantes removerem um acampamento montado para protestar. A administração da instituição prorrogou em 48 horas o prazo final, que terminava à meia-noite de terça-feira, para chegar a um acordo com os líderes estudantis do protesto, apontando para "progressos significativos" nas negociações.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Dezenas de manifestantes acamparam no campus de Manhattan durante a semana passada, apelando à universidade para que ponha fim aos seus investimentos em empresas que apoiam ou lucram com as ações militares de Israel nos territórios palestinianos. Columbia diz que o acampamento viola as regras da escola e está criando conflitos no campus.Na quinta-feira (18), mais de 100 estudantes foram detidos no acampamento sob a acusação de invasão de propriedade.

Agitação no campus

Columbia é um dos muitos campi nos Estados Unidos onde o debate sobre Gaza e o apoio militar dos EUA a Israel se tornou acalorado.

Desde o início do protesto, surgiram alguns confrontos verbais furiosos entre manifestantes pró-Palestina e pró-Israel, bem como acusações de antissemitismo, islamofobia e racismo.

Estudantes dizem que os protestos são pacíficos e que pessoas de fora não ligadas ao seu movimento estão por detrás de quaisquer confrontos inflamatórios fora do campus.

Em entrevistas em vários campi universitários na terça-feira (23), estudantes judeus alegaram que se sentiam em perigo.

O que você está lendo é [Protestos pró-Palestina se espalham por universidades dos EUA, e 11 são detidos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...