Ebooks somem da Amazon por semanas e deixam editoras lesadas e no escuro

Um impasse nas negociações de contrato entre a Amazon e a Bookwire, a maior empresa de distribuição de livros digitais no Brasil, provocou um apagão de ebooks durante semanas na plataforma que é, hoje, a maior responsável pela venda de livros no país.

O problema afetou principalmente editoras pequenas e médias por todo o mundo, já que casas de maior porte, como Companhia das Letras e Sextante, costumam usar sistemas próprios para distribuir suas obras digitalmente.

Essas editoras menores que contratam o serviço da Bookwire estimam ter perdido quase toda sua receita com ebooks no período, que durou aproximadamente de 22 de fevereiro a 13 de março, quando um novo acordo entre as multinacionais foi fechado —a Amazon tem sede nos Estados Unidos e a Bookwire é alemã.

A renegociação de contrato começou em novembro e demorou mais, segundo a distribuidora, "porque as duas empresas estavam em busca das condições ideais para um acordo equilibrado, mas igualmente empenhadas em chegar em uma solução o mais rápido possível", ressaltando que defendia "em especial interesses das próprias editoras". "É padrão da Amazon retirar as obras enquanto as partes não chegam a uma decisão definitiva", completa a Bookwire.

Contatada pela coluna, a Amazon se limitou a dizer que, ao fim do contrato, não teve "alternativa senão remover os ebooks que [a Bookwire distribui] globalmente para cumprir e respeitar o término do nosso direito contratual de revenda". Os livros voltaram assim que um novo acordo passou a vigorar.

Nenhuma das duas empresas quis dar entrevista ou entrar em detalhes sobre os termos que geraram o desacordo ou sua resolução.

O que você está lendo é [Ebooks somem da Amazon por semanas e deixam editoras lesadas e no escuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...