Ziraldo incluiu a diversidade em sua obra, mas levantou polêmicas

Nem só de panela na cabeça são feitos os descendentes de Ziraldo. Claro que o Menino Maluquinho, nascido em outubro de 1980, tem seu lugar garantido como o personagem mais famoso do cartunista mineiro, morto aos 91 anos neste sábado, no Rio de Janeiro.

Tanto que foi ele, o moleque travesso usando uma caçarola como chapéu, o escolhido para, na forma dum boneco gigante inflável, convidar o público para a exposição "Mundo Zira", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil carioca até maio.

Mas não há de ser pecado dizer que a fama não garante por si só também o posto de criação mais amada a este Maluquinho –o próprio Ziraldo o considerava "cult", algo reservado, quem sabe, aos adultos espertos fãs das crianças prodígio dos quadrinhos, como Mafalda e Lucy Van Pelt. Até mesmo o criador sabia que daquela mesma prancheta surgiram figuras mais queridas das infâncias.

Pegue "A Turma do Pererê", por exemplo, criada em 1958 e publicada pela primeira vez na revista O Cruzeiro, em 1959, com o nome de "Pererê". Uma galera formada pelo Saci, sua namorada Boneca de Pixe, seus amigos indígenas Tininim e Tuiuiú e a patota animal com uma onça branca, um jabuti, um macaco e um tatu.

Entre idas e vindas de editoras —em 1964, por exemplo, o regime militar esvaziou de publicações as bancas de jornal– e variações de tiragem ao longo dos quase 20 anos em que foram impressos, os quadrinhos da "Turma do Pererê" foram tão populares que se tornaram inclusive especial da TV Globo em 1983, um sinal importante de sucesso entre produções criativas dos anos 1970 e 1980.

A história mostrava o indígena Tininim exausto do mato e do ar puro, e decidido a trocar a vida na floresta pela sedutora existência numa metrópole. Galileu, a onça, convoca então os amigos da Mata do Fundão para uma reunião de emergência, na qual se decide que o Saci irá atrás do amigo na cidade grande.

O que você está lendo é [Ziraldo incluiu a diversidade em sua obra, mas levantou polêmicas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...